Claudia Moura é irmã do Senador e ex-governador Confúcio Moura / Foto: Divulgação

Lançada pelo irmão Confúcio Moura para ser candidata ao Senado Federal em plena convenção do MDB dias atrás, Cláudia Moura aceitou conceder entrevista ao Extra de Rondônia na qual fala sobre sua experiência na vida pública e comenta seu ingresso na corrida eleitoral deste ano.

Aos 55 anos de idade, Cláudia Moura, é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Goiás e Especialista em Marketing Social pela Universidade de Brasília (UnB), sendo natural de Goiânia-GO.

Mudou-se para Rondônia em 1989, tem dois filhos, é empreendedora na área de comunicação e escrita e foi gestora pública da área da Assistência Social nas esferas municipal e estadual

Confira a entrevista concedida através de questionário encaminhado pelo site através de aplicativo de mensagens:

EXTRA DE RONDÔNIA – A senhora poderia falar um pouco sobre sua experiência na vida pública e confirmar se já ocupou algum cargo ou concorreu a alguma eleição anterior?

CLAUDIA MOURA – Fui secretária de Assistência Social no município de Ariquemes e secretária de Assistência Social do Estado. Concorri, nas eleições de 2018, ao cargo de deputada federal.

 

EXTRA – O seu irmão tem uma trajetória histórica na política rondoniense, ocupando praticamente todos os principais cargos eletivos possíveis ao longo de décadas. Isso é um trunfo ou um desafio para a senhora?

CLAUDIA – É um trunfo e um desafio ao mesmo tempo. Um trunfo por duas razões: a primeira é que eu o acompanhei em boa parte dessa caminhada (dos 35 anos de vida pública dele, 30 estive ao seu lado), portanto, posso dizer que conheço bem do ambiente político e de gestão pública.

O segundo é que ele sempre foi muito competente no que fez, por onde passou. Correto, integro, inovador, trabalhador. Tive o melhor mestre que alguém poderia ter. Também é um desafio porque o Confúcio é um político de primeira grandeza. Construiu bases sólidas, para seguirmos. Rondônia ainda tem muito a ser feito.

É como se estivéssemos em uma corrida de revezamento, em que para alcançar o alvo, um atleta passa o bastão para o outro prosseguir correndo, com velocidade e energia. E estou recebendo esse bastão de um “atleta” de alta performance e eu vou colocar toda energia possível, minha juventude, minha experiência e aprendizado nessa corrida, para Rondônia avançar rumo a um novo patamar nesse pódio do desenvolvimento.

 

EXTRA – De que forma uma pessoa da mesma família e da mesma base política e região poderia acrescentar positivamente para Rondônia e os rondonienses num cargo tão restrito quanto o de senador da República?

CLAUDIA – O cargo de senador, senadora, não é nada restrito. Muito ao contrário. Esse cargo permite estar nos mais altos degraus das grandes decisões do país e Rondônia precisa muito de verbas federais.

Por exemplo, Confúcio já destinou R$ 200 milhões em Emendas para quase todos os municípios do estado, e o melhor: feito com planejamento. Com a minha eleição, seremos dois senadores, portanto, dois espaços que se somarão em benefício da população de Rondônia, com a mesma lógica: o de promover políticas públicas sólidas que venham ao encontro das necessidades das pessoas, em todo o Estado. Será uma soma de esforços, potencializando resultados.

E com um particular: por ser mulher, com a sensibilidade e força que só nós mães conhecemos, vou trabalhar com essa garra, da mãe que não mede esforços para cuidar dos seus filhos. Vou ser uma leoa na defesa dos interesses do povo de Rondônia lá no Senado.

 

EXTRA – Quais são as propostas que a senhora pretende apesentar ao eleitorado na campanha como metas de exercício do mandato no Senado Federal?

CLAUDIA – Rondônia pode ser mais do que tem sido. O Estado é um dos que mais cresceu no País. Tem um potencial tremendo. Todo o desenvolvimento econômico atual indica isso. Aqui tem gente que trabalha e que consegue fazer acontecer. É um exemplo para o Brasil nesse quesito. Agora, está na hora de Rondônia ser também exemplo de como esse desenvolvimento pode alcançar e incluir mais pessoas, e como podemos reduzir os índices alarmantes de pobreza em nosso Estado.

Temos muitos e graves problemas urgentes, alguns deles intensificados nestes últimos anos. Vou priorizar soluções para aqueles que mais afetam as pessoas. E os problemas sociais são alguns desses gargalos que Rondônia tem condições de superar para se tornar ainda mais potente. Eu vou trabalhar com esse propósito.

Darei continuidade a todas as coisas boas e positivas que foram feitas nos dois mandatos de governador de Confúcio Moura. Ele construiu um legado que deve e precisa ser continuado, ampliado, tanto na educação (a experiência do Asas do Saber é maravilhosa) e, sobretudo na inovação tecnológica e na geração de oportunidades no campo econômico. E o mandato de senadora me permitirá isso, por meio de emendas e da atuação firme em defesa do desenvolvimento de Rondônia.

Como já declarei, vou dedicar todos os meus esforços na defesa de políticas públicas que visem um desenvolvimento no seu sentido amplo, que inclua mais pessoas em uma condição de vida digna, com bem-estar e justiça social.

Um desenvolvimento que reduza as desigualdades e os níveis de pobreza, que dê dignidade e prosperidade ao cidadão, gere mais oportunidades ao que empreendem, aos produtores rurais como um todo, aos agricultores familiares, às mulheres, aos jovens, comunidades tradicionais, povos indígenas, população das cidades, desde uma economia próspera e justa, onde os recursos naturais sejam também valorizados para o bem de todos.

 

EXTRA – O MDB optou por selar aliança com a reeleição de Marcos Rocha, de quem seu irmão hoje não está alinhado, inclusive tendo votado contra esse posicionamento partidário. Isso vai lhe atrapalhar na campanha, ou a senhora não terá problemas com relação a subir no mesmo palanque do atual governador?

CLAUDIA – Eu já estou pensando além dos palanques. Como senadora, vou apoiar todas as iniciativas que ajudem Rondônia. Estarei completamente alinhada aos interesses e necessidades da população do Estado. Eleita, o meu patrão será o povo de Rondônia, não o Governo, independente de quem venha ocupá-lo.

Então, selo um compromisso com o povo rondoniense. O meu foco na campanha será demonstrar um projeto consistente para Rondônia e fortalecer as nossas nominatas de proporcionais, estaduais e federais, a ter o maior número de votos possível. Como represento o cargo majoritário, no partido, cabe a mim puxar votos para nossa legenda. O voto ao senado é somado à legenda e ajuda a todos.

 

EXTRA – Qual seria a sua mensagem para o povo de Rondônia neste momento em que estamos prestes a começar a corrida pelos votos?

CLAUDIA – A minha mensagem é de otimismo e força. Mesmo no curto espaço de tempo da campanha, eu vou mostrar cada área em que irei atuar e como contribuirei para que Rondônia supere alguns dos seus grandes desafios.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO