[pro_ad_display_adzone id="258130"]
[pro_ad_display_adzone id="320325"]

 

Simone Lucatto / Foto: Extra de Rondônia

No sábado 30 de maio, é comemorado o “Dia Mundial da Esclerose Múltipla” e para saber mais sobre a doença a reportagem do Extra de Rondônia conversou com a médica neurologista Simone Lucatto, de 28 anos, para abordar o tema.

De acordo com a especialista, a esclerose múltipla é uma doença inflamatória auto-imune, ou seja, vem do sistema imunológico que ao invés de cumprir com a função de proteção do corpo acaba agredindo algumas estruturas de funcionamento.

A principal estrutura atingida pela doença é a bainha de mielina, que serve como uma espécie de capa para os nervos e neurônios, e que acaba atrapalhando a condução dos estímulos cerebrais e medular para o restante do corpo.

A especialista pontua ainda que a esclerose múltipla não é congênita e nem hereditária, mas há genes e pessoas que possuem pré-disposição para a doença. O público acometido geralmente são mulheres entre 20 e 40 anos, há casos também de crianças, adolescentes e homens.

Os sintomas mais marcantes da doença são visão turva ou borrada, desequilíbrio, perda de força em alguns membros, além da falta de sensibilidade e formigamento nas mãos ou pés. “Quando o paciente passa a ter um sintoma novo e que não teve um desencadeante é fundamental que um médico avalie”, destacou ela.

Lucatto explica que não há uma profissão que desencadeie a esclerose, porém  fatores virais e tabagismo podem intensificar a doença.

Ainda não há cura para esclerose múltipla, mas há um tratamento para controle. “Há períodos de grande atividade e não atividade. A função do medicamento é não deixar a doença ficar ativa. Nós diminuímos o risco das pessoas desenvolverem novas lesões, por isso a importância de um diagnóstico precoce”.

DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Criado pela Federação de Esclerose Múltipla, no dia 30 de maio, é comemorado o dia mundial da doença. A ação conta com apoio de várias associações de diversos países. No Brasil é representado pela Associação Brasileira Esclerose Múltipla (Abem) que desenvolve atividades de conscientização.

No biênio de 2020-2022 o tema da campanha é conexões com o meio em que o paciente vive e a conscientização do diagnóstico. 

CONSULTAS

A neurologista acaba de integrar a equipe da Mega Imagem de Vilhena e fará atendimentos na região, para agendar um horário basta entrar em contato através dos telefones 3322-1301 / 3322-1307, ou ir até a clínica, localizada na Rua Carlos Sthal, 4968, Jardim Eldorado. Para mais informações acessar a página oficial da médica no Instagram.

MAIS SOBRE A PROFISSIONAL

Simone Lucatto é médica neurologista formada pela Santa Casa de Londrina, tendo complementação na área de doenças neuroimunologicas pela Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui