[pro_ad_display_adzone id="258130"]
Escola pública Marcos Donadon, localizada na avenida Tancredo Neves / Foto: Extra de Rondônia
[pro_ad_display_adzone id="320325"]

Mais uma vez, a retirada do sobrenome da família Donadon das escolas municipais foi tema de votação na sessão ordinária desta terça-feira, 20, na Câmara de Vilhena.

Por unanimidade, os parlamentares aprovaram a alteração do nome da escola Marcos Donadon, que, após sancionado pelo prefeito Eduardo Japonês, passa a se chamar de Escola Municipal de Ensino Fundamental Gorete Domingos.

Antes de Gorete, outros nomes foram apresentados no plenário do Legislativo, mas foram rejeitadas pelas Comissões da Casa por violar o princípio da impessoalidade descrita na Constituição Federal.

A alteração do nome atende a recomendação do Ministério Público (MP) que, em junho passado, enviou ofício para que a Câmara Municipal atenda e tome providências quanto à ordem judicial que trata do caso.

A presidência do Legislativo encaminhou ofício à prefeitura para que elabore projeto neste sentido.

O projeto justifica o nome de Gorete Domingos à escolha feita pela comunidade escolar, registrada em ata. “A matéria está em conformidade coma carta magna e atende aos dispositivos da Lei Orgânica Municipal. Neste caso, tem que dar preferência a nome de educador que se vincule com a escola”, justificou.

QUEM É GORETE DOMINGOS?

Iniciou sua carreira pública como cozinheira, graduando-se em pedagogia em 2009. Apesar de não ser educadora na rede educacional, Gorete tornou-se pedagoga e se dedicou positivamente à comunidade.

CASO SE ARRASTA HÁ ANOS

A retirada de sobrenomes da família Donadon dos estabelecimentos de ensino do município se arrasta há anos em Vilhena, após determinação da Justiça local.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui