[pro_ad_display_adzone id="258130"]
Palestras são realizadas na Associação Metodista de Ação Social / Foto: Divulgação
[pro_ad_display_adzone id="320325"]

Ao longo do ano, professores e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unesc promovem diversas palestras voltadas à saúde da gestante. As palestras são oferecidas na Associação Metodista de Ação Social (A.M.A.S.), instituição vinculada à Igreja Metodista.

Dentro do projeto “Sombra e Água Fresca”, as palestras se mostram uma importante ferramenta para disseminar conhecimento entre as futuras mamães, promover saúde para as gestantes e contribuir no desenvolvimento da primeira infância

As palestras, coordenadas pelas professoras Lucélia de Oliveira Vargas, Ana Paula Rodrigues e Thaís Josgrilberg Pereira, abordam entre outros assuntos, a importância do pré-natal, calendário vacinal, direitos da gestante, apoio psicológico, alimentação saudável, aleitamento materno e cuidado com as mamas, queixas frequentes na gestação, sinais de trabalho de parto, técnicas para o parto natural e cuidados pós-parto.

Neste primeiro semestre, as palestras serão oferecidas entre os meses de abril e junho, já no segundo semestre do ano, a programação é para que as palestras aconteçam nos meses de setembro, outubro e novembro.

Para a professora do curso de Enfermagem da Unesc, Ana Paula, “a atividade visa contribuir com a sociedade para a melhoria da qualidade de vida das gestantes, oferecendo um tempo e um espaço onde receberão orientações sobre o cuidado na gestação”.

Realizadas todas às quartas-feiras, entre as 13h e 17h. Ao final, as cursistas recebem certificados e enxovais completos, produzidos pelas próprias gestantes e voluntários.A produção dos enxovais acontece em parceira com a Prefeitura Municipal de Vilhena. Ao longo da tarde, além das palestras, as gestantes participam de atividades como crochê, ponto cruz e trabalhos artesanais que são aplicados na confecção dos próprios enxovais.

Além da Unesc e da Prefeitura Municipal, o projeto “Sombra e Água Fresca” conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar e da Residência Multiprofissional de Saúde.

Para a senhora Ione Ferreira, a oportunidade de participar do projeto foi um presente em sua vida.  “Participei do curso, foi uma experiência maravilhosa, conheci pessoas que vou levar para o resto da vida. As palestras com as enfermeiras acrescentaram muito, os momentos que aprendemos mais sobre Deus, excelente trabalho, muito feliz pela oportunidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui