[pro_ad_display_adzone id="258130"]
Prefeito Eduardo Japonês e secretário Jair Dornelas / Foto: Divulgação
[pro_ad_display_adzone id="320325"]

Em nota divulgada na tarde desta terça-feira, 16, a assessoria da prefeitura explicou que recebeu notificação judicial determinando o afastamento de Jair Natal Dornelas do cargo de secretário municipal de Agricultura (Semagri) em Vilhena.

Em cumprimento à decisão, o prefeito Eduardo Japonês assinou o decreto de exoneração, que será publicado na próxima edição do Diário Oficial de Vilhena, neste sábado, 17.

A assessoria informou que a administração fará abertura de procedimento apuratório para verificar eventuais responsabilidades.

O CASO

Conforme o Extra de Rondônia informou, o caso deve-se a denúncia do Ministério Público (MP) que revelou supostos crimes com o erário público na Semagri.

Além de Jair, a denúncia cita o ex-secretário Elói Maria e a ex-adjunta Maria Madalena de Paula.

Na denúncia, o MP citou seis fatos que seriam delituosos, envolvendo desvio de maquinário público, combustível e serviços pertencentes à Semagri em propriedades na área rural de Vilhena sem observar critérios técnicos.

O MP ouviu testemunhas, confirmou os fatos que ferem à administração pública e concluiu que os envolvidos incorreram em crimes de improbidade administrativa.

Na última sexta-feira, 12, o promotor de justiça Fernando Franco Assunção, requereu à Justiça o afastamento cautelar de Jair Dornelas da função pública “a fim de evitar a reiteração das práticas delitivas e de assegurar a fiel apuração dos crimes ora denunciados”.

A Juíza de Direito, Liliane Pegoraro Bilharva acatou a denúncia do MP e determinou, imediatamente, a suspensão do exercício da função pública de Jair Dornelas na prefeitura.

O OUTRO LADO

Em mensagem enviada ao Extra de Rondônia, Jair disse o seguinte: “ Eu assumi a secretaria dia 07 de agosto de 2019 e fui ouvido pelo MP dia 20 de agosto. Era normal emprestar implementos tipo grade para associação com termo assinado. Nunca fiz um serviço sem requerimento e sem cobrar. Prova disso o super afit e a compra da pá caregadeira aprovada hoje pela Câmara de Vereadores. E essas cinco denúncias é da secretaria e não do Jair. Mas assim que for notificado, farei minha defesa”, frisou.

 

>>> LEIA, ABAIXO, A DECISÃO JUDICIAL E A DENÚNCIA DO MP NA ÍNTEGRA:

[pdf-embedder url=”https://www.extraderondonia.com.br/sistema/wp-content/uploads/2021/03/JUSTICA-AFASTA-JAIR-DONELAS-VILHENA_compressed.pdf” title=”JUSTIÇA AFASTA JAIR DONELAS VILHENA_compressed”]

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui