[pro_ad_display_adzone id="258130"]
(Foto: Gabriele Faustino I Assessoria parlamentar)
[pro_ad_display_adzone id="320325"]

O andamento da obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim avança para 52%. A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) comemora e destaca avanços na construção, que inclui as especificidades culturais dos povos indígenas da região, além de inovações de infraestrutura.

A parlamentar já tem realizado tratativas sobre planos de administração do local junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A construção está sob a responsabilidade do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU), e caminha dentro do cronograma previsto. A data para entrega do hospital é em novembro do corrente ano.

“Semana passada estive em reunião com o secretário Jefferson, para saber todo plano de administração do hospital, e também como irá funcionar a hemodiálise. Estou muito feliz com esse progresso na construção. Parabéns a todos os envolvidos para o acontecimento dessa realização, principalmente o nosso governador Marcos Rocha. Esse sonho não é só meu como de toda a população da minha região”, expressa a parlamentar.

Entre as novidades do hospital está uma área de apoio à pessoa acompanhante indígena. A parte será um espaço coberto, com banheiros e local para redes, que ficará próximo ao jardim, onde haverá uma horta com plantas medicinais. A obra opera hoje com aproximadamente 54 profissionais, 82% são de Guajará-Mirim, ou seja, há impacto positivo para a geração de renda local. “Sou morador do município e estou contribuindo com meus serviços na construção. Esse é um sonho se tornando realidade, só de pensar que não vamos mais precisar ir até a capital para receber tratamento médico já é um alívio. A deputada Taíssa sempre é muito presente aqui com a gente, ela sempre quer saber de todos os detalhes”, expressou um trabalhador da obra.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o município de Guajará-Mirim conta com 39.387 moradores. Muitas dessas pessoas já precisaram se deslocar até Porto Velho para realização de exames e tratamentos médicos. O hospital é muito esperado pela população, que atualmente sofre muito com a falta de atendimento de saúde. A construção irá proporcionar um centro de saúde de qualidade, atendendo às necessidades específicas de uma comunidade diversificada, com suas características locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui