A Copa América de 2024 acontecerá entre os meses de junho e julho, nos Estados Unidos. Porém, há uma coincidência que muitos torcedores já notaram: em 2026, a Copa do Mundo também será nos Estados Unidos. Isso dará algumas vantagens às equipes que participam do torneio?
É difícil afirmar que as partidas nos estádios da Copa dos Estados Unidos darão algum tipo de vantagem mais significativa às equipes locais. Isso não é tão comum quanto acontece em outros torneios, especialmente de menor protagonismo no esporte.
A exemplo, vale citar o campeonato brasileiro, o Brasileirão. O tricolor de aço segue invicto no campeonato, mas terá mais desafios pela frente. Isso inclui partidas em campos mais distintos, com diferentes tipos de gramados. Enquanto em certos campos a bola quica mais e tem uma maior passada, outros fazem a bola quicar menos e contam com maior resistência à bola.
Contudo, essas características são mais particulares aos campos e não necessariamente se estendem aos estádios já confirmados para a Copa América e Copa do Mundo de 2026.
Esta reportagem especial vai confabular um pouco mais sobre as possíveis vantagens das equipes da Copa América em uma possível partida de Copa do Mundo!
Estádios da Copa América 2024 e da Copa do Mundo de 2026
Para quem quer apostar na Eurocopa ou na Copa América com foco nos resultados vindouros da Copa do Mundo de 2026, vale a pena começar o processo de pesquisa desde já. E isso inclui um dever de casa importante: saber quais são os estádios prometidos para as competições.
Ao todo, a Copa América 2024 terá 14 estádios espalhados por diferentes estados americanos. Dentre os 14 estádios confirmados, oito também serão palco de partidas da Copa do Mundo em 2026. Os estádios confirmados para as duas competições são:
- AT&T Stadium, Arlington;
- GEHA Field at Arrowhead Stadium, Kansas City;
- Hard Rock Stadium, Miami Gardens;
- Levi’s Stadium, Santa Clara;
- Mercedes-Benz Stadium, Atlanta;
- MetLife Stadium, East Rutherford;
- NRG Stadium, Houston;
- SoFi Stadium, Inglewood.
Especificamente para a Copa América, os estádios são:
- Allegiant Stadium;
- Las Vegas;
- Bank of America Stadium,
- Charlotte;
- Children’s Mercy Park;
- Kansas;
- Exploria Stadium;
- Orlando;
- Q2 Stadium;
- Austin;
- State Farm Stadium;
Quais são os estádios que o Brasil joga na Copa América que valem para a Copa do Mundo de 2026?
Durante a fase de grupos, o Brasil está com três confrontos pelo grupo D confirmados. A disputa será contra a Costa Rica, o Paraguai e a Colômbia, valendo vaga nas quartas de final. Dentre essas três partidas, duas acontecerão em estádios da Copa do Mundo, sendo elas:
- SoFi Stadium, contra a Costa Rica;
- Levi’s Stadium, contra a Colômbia.
Nas fases seguintes, mais estádios que também serão utilizados na Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos terão partidas. Entre esses estádios estão:
- NRG Stadium: partida das quartas de final;
- AT&T Stadium: partida das quartas de final;
- MetLife Stadium: partida de semifinal;
- Hard Rock Stadium: partida da final.
Os demais estádios listados se limitam apenas às fases de grupos. No caso do Brasil, a presença neste estádio acaba com a estreia, isto é, ao invés de conhecer o estádio antes da Copa do Mundo, a delegação e os próprios atletas, poderão conhecer o estádio de antemão.
Isso pode ser um diferencial importante. Ainda mais ao considerar que boa parte dos jogadores saem da categoria de base do Brasil e dos times brasileiros para jogar em ligas europeias. Sendo assim, não há um contato direto com os campeonatos americanos.
O Brasil terá vantagens em jogar a Copa América antes da Copa do Mundo de 2026 nos EUA?
Fato é que o Brasil não terá vantagens substanciais de jogar a Copa América e conhecer os estádios da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos antes das seleções da Europa. Ao mesmo tempo, vale destacar que isso também está longe de causar algum tipo de prejuízo.
Pelo contrário, com o acesso antecipado, a comissão técnica do Brasil poderá antecipar possíveis problemas estruturais, de logística e até mesmo do campo, sendo este último bem pouco provável. Isso permite que, quando houver as partidas da Copa do Mundo, os esforços da comissão técnica sejam desviados para pontos mais importantes, como preparações físicas e estratégias dentro de campo.
Outros aspectos, como altitude, clima, fuso horário etc, impactam os jogadores, mas não são tão diferentes de problemas já encontrados em outros jogos. Com as eliminatórias da Copa ainda em andamento, viagens e mais viagens são bem comuns e não fogem à realidade dos jogadores.
A principal vantagem virá apenas com a vitória do Brasil. Caso a nossa seleção conquiste a Copa América 2024 nos EUA, a seleção chegará com mais torcida e também mais confiante nos estádios americanos. Esse tipo de vantagem certamente faria bem aos atletas. Vamos ficar no aguardo das cenas dos próximos capítulos no mundo do futebol e da Copa América.

