cel goncalves

A central de videomonitoramento completou, no último domingo, 27, um ano de funcionamento em Vilhena.

Para o Tenente Coronel, Paulo Sérgio Vieira Gonçalves, comandante do 3º BPM, a parceria entre empresas e poder público tornou possível o projeto, que está em pleno funcionamento.

Segundo Gonçalves, através de estatísticas, “está provada a diminuição da criminalidade em Vilhena”. Ele avalia que ocorreu a diminuição em 37% de roubos a transeuntes, 34% em roubos a estabelecimentos comerciais, e 25% em ocorrências de furtos. Isso nos locais de alcance das câmeras.

Os equipamentos estão instalados em locais estratégicos, e são controladas por policiais altamente treinados, divididos em turnos de seis horas, totalizando 24 horas ininterruptas.

A sala do videomonitoramento está localizada no quartel do 3º BPM, e possui monitores de 42 polegadas.

Gonçalves explicou que a equipe de plantão, ao perceber pessoas suspeitas, passa a informação para a Rádio Patrulha mais próxima, que de imediato faz a abordagem. “As câmeras com alta resolução têm alcance de até 1.500 metros e giro de 360 graus. A comunicação é feita através de fibra ótica. As imagens ficam armazenadas por aproximadamente 30 dias, e são compartilhadas com a Polícia Civil para auxiliar em possíveis investigações”, especificou o Coronel.

Ainda, segundo Gonçalves, a central de videomonitoramento de Vilhena contribui com a segurança da comunidade, ao prevenir e inibir atitudes criminosas, auxiliando os policiais.

Instalação da da primeira câmera em 24 de julho de 2013
Instalação da da primeira câmera em 24 de julho de 2013

c

 

Texto: Extra de Rondônia (Carlos Franco)

Fotos: Arquivo Extra

sicoob