O prefeito de Vilhena, Eduardo Tsuru Japonês (PV) enviou à Câmara Municipal o projeto de lei  5.037/2017, que autoriza o Serviço de Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), através do departamento de cobrança, a utilizar meios alternativos de cobrança de crédito.

Isto significa que, caso a lei seja aprovada na Casa de Leis, os nomes dos contribuintes inadimplentes com a autarquia serão levados ao Cartório.

O projeto estava incluído na pauta da última sessão ordinária, e apenas foi lido no parlamento (IMAGEM ABAIXO).

Ele ainda tem que ser votado e aprovado no Legislativo, além de ser sancionado pelo prefeito para começar a valer.

Conforme o projeto, caso seja aprovado e sancionado pelo prefeito, o SAAE analisará medidas jurídicas para que a autarquia possa receber a dívida dos munícipes, sendo os nomes inscritos na Dívida Ativa.

Isto quer dizer que quem não quitar seus débitos poderá ter seu nome negativado, ou seja, enviado a empresas de cadastro de inadimplentes. Entre as implicações desse processo, está a impossibilidade de comprar no crediário e de fazer empréstimos, por exemplo.

Ouvido pelo Extra de Rondônia, através da assessoria de imprensa, o auditor do SAAE, Altair Moresco, explicou que o projeto de Lei é para que o SAAE possa cobrar os inadimplentes por meio de protesto no CPF, já que a autarquia não tem a autorização de cobrar por esse meio.

Sendo assim, o cliente inadimplente com a tarifa de água será encaminhado para o cartório de protesto e incluso a divida no CPF do titular da conta, já que, por enquanto, a autarquia só pode cobrar do imóvel.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia/Divulgação

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO