olimpiada de foguetes (1)Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRO/Câmpus Colorado do Oeste participaram do projeto de lançamento de foguetes da VIII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2014). Os lançamentos foram realizados numa área aberta do Câmpus na quinta-feira, 08 de maio, e foram prestigiados por toda comunidade escolar. Cada equipe confeccionou seu próprio foguete utilizando garrafas pet de acordo com as normas da MOBFOG. Além disso, a equipe também montou a base de lançamento e definiu a proporção da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, usada como “combustível” para o foguete.

O projeto foi desenvolvido e coordenado pelos professores de Física do Câmpus, Ed Carlos Coelho de Souza, Marcio Adolfo de Almeida e Vicente Ferrer Trajano Bezerra. Eles acompanharam os alunos, desde a explicação dos conceitos de Física, Química e Matemática envolvidos e confecção dos foguetes, até o lançamento e medição do alcance máximo. Durante o dia, vários grupos conseguiram lançar seus foguetes a longas distâncias, chegando até a marca de 159 metros, alcance máximo conseguido por uma equipe de terceiro ano.

Esta já é a terceira vez que os alunos do Câmpus Colorado do Oeste participam da MOBFOG. Em 2013, o lançamento de maior alcance foi de 133 metros, e em 2011 a melhor distância foi de 118 metros. O professor Marcio avalia que “neste ano o evento adquiriu grandes proporções, pelo fato do grande número de alunos participantes e pelo apoio do Departamento de Desenvolvimento de Ensino e da instituição em geral”.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Dentre todas as escolas participantes, serão selecionadas as de melhor desempenho para participarem da Jornada de Foguetes, que é um evento que reúne cerca de 100 equipes de alunos do ensino médio em nível nacional que lançaram seus foguetes o mais distante dentre aqueles alunos do ensino médio participantes da MOBFOG.

fguete1

Autor e foto: Rosália Silva

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO