amir landoEm recente visita as comunidades indígenas residentes na região do município de Guajará-mirim, o Deputado Federal Amir Lando (PMDB-RO) destacou em seu discurso no plenário da Câmara dos Deputados, desta semana, que o homem branco precisa tratar os índios como cidadãos brasileiros. “Nós somos um só. Somos humanos e fazemos parte da mesma nação. O indígena precisa receber tratamento igual e ter os mesmos direitos que os demais”, disse o parlamentar.

Amir Lando lembrou que existem várias comunidades e tribos onde vivem aproximadamente 800 índios, mas que não tem nenhuma assistência do Poder Público. Ele criticou a falta de uma política pública do governo federal para contemplar os índios nos programas sociais, como auxílio moradia ou aluguel social, em caso de desastre da cheia do Rio Madeira. “O Brasil precisa cuidar melhor dos seus filhos. Ali vivem homens, mulheres e crianças. Muitas delas estão passando fome e outros não tem onde morar, dormir, porque a corrente do rio arrebentou suas moradas”.

O parlamentar disse também que as comunidades indígenas da região de Guajará-mirim estão sofrendo muito com a falta de alimentos. “As roças dos índios foram devastadas. As plantações de mandioca e do arroz foram tomadas pela enchente e toda aquela agricultura se perdeu”, destacou.

Ao final do discurso, Amir Lando lembrou que as comunidades estão completamente abandonadas por causa do precário acesso a região e apelou novamente para que o governo ofereça condições mínimas para atender o povo indígena da região. “É muito complicado chegar a determinadas localidades. Às vezes só de barco, porque as estradas foram destruídas. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, da Agricultura e outros não podem deixar que esta situação permaneça”, finalizou.

Autor: Assessoria

Foto: Divulgação

sicoob