conciliacaoDurante toda a próxima semana, o Fórum da Comarca de Vilhena organiza um esforço para solucionar cerca de 420 processos de pessoas que sofreram acidentes de trânsito e ingressaram com ação judicial para receber indenização referente ao Seguro DPVAT, valores que são devidos às vítimas de acidentes de trânsito.

As audiências de conciliação acontecem de 25 a 29 de agosto no Fórum Desembargador Leal Fagundes.

Durante os trabalhos será possível a realização de perícias médicas e audiências conciliatórias no mesmo dia, podendo as partes saírem com um acordo firmado.

De acordo com o juiz diretor do Fórum de Vilhena, Gilberto José Giannasi, a mobilização pela conciliação é uma boa prática que vem sendo priorizada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, e que começou com as operações Justiça Rápida.

A conciliação, além de beneficiar a parte autora, com o resultado mais rápido e positivo, que é o pagamento da indenização, também representa um fator positivo para a empresa, neste caso a seguradora “Líder”, em relação aos gastos decorrentes das demandas judiciais.

Para o Judiciário, com solução conciliatória, também é poupada a força de trabalho nas unidades judiciais, que solucionam os processos de forma mais célere, liberando os recursos humanos para serem concentrados em outras questões pendentes.

Participarão do mutirão, os conciliadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), magistrados, médicos peritos, além de advogados das partes, estagiários e voluntários. “Lembramos que as ações de conciliação serão apenas para os processos que já tramitam em uma das quatro varas cível de Vilhena. Novas demandas deverão ser protocolizadas pelos trâmites normais do judiciário”, informa o juiz diretor do Fórum de Vilhena, Gilberto José Giannasi.

 

Texto: Assessoria

Foto: Ilustrativa

sicoob