O deputado federal Nilton Capixaba (PTB) está envolvido no escândalo das sanguessugas
O deputado federal Nilton Capixaba (PTB) está envolvido no escândalo das sanguessugas

O esquema da compra de apoio político na Assembleia Legislativa pelo governador Confúcio Moura (PMDB) também se estendeu a pelo menos um atual membro da bancada rondoniense na Câmara dos Deputados , segundo revelou à Polícia Federal o ex-secretário adjunto de saúde de Rondônia, José Batista da Silva , em depoimento visando obter o benefício da delação premiada.

Segundo Batista contou à PF, o deputado federal Nilton Capixaba (PTB), que está envolvido no escândalo das sanguessugas, aceitou participar de um esquema de direcionamento de licitação para favorecer a empresa de seu irmão, Marcos capixaba.

Em troca do direcionamento da licitação para a aquisição de usinas de oxigênio medicinal e da manutenção predial do Hospital regional de Cacoal, Capixa, segundo Batista, aceitou exercer sua influência política junto ao então deputado estadual Valter Araújo, do PTB, que deixou a prisão na semana passada após um ano de encarceramento. Valter responde a mais de 20 processos judiciais da época em que era presidente da Assembleia Legislativa e foi preso durante a Operação Termópilas acusado de desvio de dinheiro da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o depoimento de Batista à Polícia Federal, a sugestão para que Nilton capixaba fosse convidado a usar sua influência junto a Valter e a outros deputados estaduais partiu de Lúcio Mosquini, deputado federal eleito que está preso acusado de desviar dinheiro das obras do Espaço Alternativo, em Porto Velho.

Mosquini sugeriu que Capixaba ficasse responsável pela coordenação política junto a Valter e outros parlamentares para que os projetos do governador Confúcio Moura (PMDB) fossem aprovados.

Em troca, Nilton capixaba receberia contratos direcionados de aquisição de usinas de oxigênio medicinal para empresa de seu irmão, Marcos Capixaba, com a garantia de negócios para fornecer o produto ao João Paulo II, Hospital de Base, Centro de Medicina Tropical de Rondônia, Hospital Infantil e outros estabelecimentos de saúde espalhados pelo interior do Estado.

Mas o acerto, ainda conforme o depoimento de Batista, não parou ai: a empresa do irmão do deputado federal também ficaria responsável pela manutenção predial do Hospital Regional de Cacoal. Batista afirmou que o “procedimento licitatório” e os projetos básicos foram providenciados pela dupla de irmãos Capixaba.

depoimento-batista-delacao-premiada-2

Texto: Tudo Rondônia

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO