semagri assistenciaOs servidores da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 11, para apresentar as atividades realizadas ao longo do ano, em favor dos agricultores de Vilhena.

O grupo avaliou de forma positiva os avanços e as conquistas em diversos ramos de atuação, como a piscicultura, gradeação e o PROVE.

O prefeito Zé Rover destacou que desde a implantação da Semagri, o município tem se empenhado em apoiar os produtores rurais, dando total assistência técnica. “Criamos a Secretaria com essa finalidade, e temos conseguido atender a demanda de forma satisfatória, através dos diversos programas que tem sido desenvolvidos”, enfatizou.

O secretário da pasta, José Cândido Espíndola, ressaltou que a Semagri já atendeu mais de 810 produtores com o trabalho de gradeação, sendo que neste ano foram 112 produtores atendidos.

Na piscicultura, em 2014 foram 225 produtores atendidos com a abertura de tanques. “Mas as visitas nas propriedades continuam e temos uma extensa agenda que está sendo cumprida pelos nossos técnicos”, explicou. Cada produtor beneficiado no programa de piscicultura recebe o benefício de até 10 horas máquina, tendo como custo apenas o combustível.

A Semagri também tem apoiado e incentivado o desenvolvimento técnico e profissional do pequeno produtor rural. Com o apoio do Sindicato, ao longo do ano foram ministrados diversos cursos: desossa de frango, avicultura, doces, cana com uréia para gado de leite, piscicultura, picles e conservas, e boas práticas de fabricação.

Rover lembrou ainda que um dos programas de maior sucesso tem sido o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (PROVE). “Através da Lei Municipal que criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o município passou a ser responsável pela fiscalização e auxílio aos produtores rurais que industrializam os produtos de origem animal e vegetal. O resultado é que já temos em Vilhena 47 agroindústrias colocando seus produtos nos supermercados e outras seis em fase de implantação”.

Para o produtor Paulo Domingos Fantin, presidente da Associação Rio Sabino, o trabalho da Secretaria de Agricultura tem sido primordial. Outro produtor que também aprova o trabalho desenvolvido pela equipe da Semagri é Paulo Alves Moulais, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Portal. “A minha vida inteira é dedicada à agricultura pela primeira vez estamos vendo empenho da administração municipal em atender o setor rural, nos dando condições de trabalhar e progredir”, argumentou.

Texto e Foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO