POLICIAISOs mais 2.500 policiais civis de Rondônia prometem fazer protestos e até greve nos próximos meses caso o Governo não cumpra os acordos firmados em junho de 2013 quando foi suspensa a última paralisação da categoria.

O sindicato da classe, o (Sinsepol), cobra o encaminhamento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), os 6% de realinhamento salarial, as promoções e a realização de concurso público para aumentar o efetivo.

Os três primeiros itens deveriam ter sido implantados até o final de 2014, conforme o documento assinado entre os policiais e Governo com anuência do Judiciário. Os 6% seriam aplicados nas folhas de pagamento de outubro (2%), novembro (2%) e dezembro (2%), mas não aconteceram e o Estado não deu explicações.

O presidente do Sinsepol, Jales Moreira, conversou com o secretário Antônio Carlos dos Reis (Segurança Pública) e com o vice-governador Daniel Pereira (PSB) relatando a insatisfação dos policiais e a ameaça real de uma nova paralisação por tempo indeterminado. “Infelizmente não tomaram providência alguma”, disse o dirigente sindical. Outro problema enfrentando pela classe é a questão da aposentadoria. “Não estamos conseguindo aposentar nossos policiais”, acrescentou Jales Moreira. Para ele, é necessário um trabalho conjunto dos órgãos do Governo para resolver a situação de dezenas de civis.

Em março deste ano, policiais de todo o Brasil marcaram uma paralisação nacional cobrando melhores salários e, no caso de Rondônia, boas condições de trabalho. As delegacias, segundo Jales, continuam no mesmo abandono, padecendo com a falta de estrutura e escassez de materiais técnicos para desenvolver o trabalho investigativo. “Vamos aguardar o retorno da Assembleia para cobrar o apoio dos deputados também”, observou o presidente do Sinsepol.

PCCR SEGUE ATÉ FEVEREIRO À ASSEMBLEIA

O secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis, explicou ao que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Polícia Civil será enviado até o mês de fevereiro para Assembleia Legislativa. Houve atraso porque a classe dos delegados foi excluída do projeto. Segundo o secretário, uma comissão da polícia foi designada para produzir o PCCR.  “Espera-se que até fevereiro o PCCS esteja pronto. Já pedimos que a comissão dê celeridade ao trabalho”, esclareceu o secretário.

Em relação aos reajustes escalonados totalizando 6%, Antônio Carlos dos Reis  disse que o aumento geral para os servidores públicos de Rondônia foi efetivado em maio de 2014 e foi de 5,8%.

A promoção da categoria, de acordo com Reis, estava em discussão na manhã de quinta-feira, 15,  entre a Secretaria de Planejamento e Gestão e a Superintendência de Recursos Humanos, podendo entrar em folha suplementar ainda neste mês.

 

Texto e Foto: Rondoniagora

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO