cabide-de-empregosSem quaisquer preparo, seja por qualificação curricular e/ou por aprendizado, os detentores de cargos na Secretaria Municipal de Trânsito de Vilhena (SEMTRAN) mais parece interessada em bons salários e as facilitações que a função assegura, do que efetivamente enfrentar o caos que se apresenta o sistema viário da cidade, podendo, se com enfrentamento e ações de inteligência melhorar e ainda salvar vidas.

Os números de acidentes e os já, mesmo que pequenos,  mas engarrafamentos em várias vias,  começam a enervar o vilhenense  logo nas primeiras horas ao amanhecer e se prolongam por todo o dia.

Sem projetos geométricos de acessos, tornando a BR-364 um estorvo rodoviário para a cidade. Sem o mínimo cuidado com o sistema viário circundante em todas as aproximações de entroncamento e vias paralelas de acesso e sem estudo de viabilidade relativas às condições de circulação e segurança no trânsito o que remeteria a procedimentos e parâmetros técnicos que possam ofertar resultados satisfatório aos usuários, seja de veículos e motos, a ainda, a fraca e quase nenhuma sinalização vertical, a SEMTRAN mais parece cabide de emprego para “acordos e negócios” políticos e nomeações de asseclas do Executivo, do que efetivamente tem por  dever realizar pela atribuição e competência na norma que a criou.

Em várias cidades brasileiras, exemplos de inteligência local começam a mostrar sinais de melhora nos índices no fluxo, redução de acidentes, salvando vidas, e diminuição no tempo de deslocamento dos motoristas que fazem uso de períodos longos do dia ao volante.

Além de projetos práticos  e com baixo custo, os que vem apresentando melhores resultados são  os de educação no trânsito para condutores de motos, ciclistas, ambos apresentados nas empresas, lojas e ao ar livre,  e também e muito bem aceito e com bons resultados é o teatro nas escolas, com figuração de como acontece acidentes e forma de evita-los, despertando nas salas de aulas, redação escolar sobre como dirigir com segurança e ou conduzir motos e bicicletas, valendo nota a ser lançada no diário de classe.

Em Vilhena, apesar da maioria desconhecer os destinos dos recursos que aportam nos cofres municipais, via arrecadação quando do pagamento do IPVA, visto parte desta, vai para os cofres do Estado e parte para Prefeitura, uma coisa é certa e somente esta é visível à população, e aqui, fica o registro, vereadores parecem de nada servir,  mais de 70% da arrecadação se destina ao pagamento dos salários daqueles que à frente da secretaria e seus subordinados, ficam  a vociferar justificativas inconsistentes, porém sem quaisquer indicativo de um trânsito seguro e civilizado, mas com contínua retórica atrasada e com alto recheio de mediocridade, tem eles muito de  defender o bom salário que recebem, falar bem do chefe do que efetivamente mostrar a que veio para contribuir na melhoria do sistema viário da cidade. Ajude a cidade, pede prá sair!

Caetano Neto- advogado- OAB-RO 1853

Presidente – Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC)

 

Texto: Caetano Neto

Foto: Ilustração

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO