arrigoeeO Plano Municipal de Educação – PME, tema que temos tratado há algumas semanas nesta coluna, na meta 14, apresenta uma demanda que há muito tempo deixou de ser somente importante, para ser imprescindível, quando o assunto é qualidade da educação, instalações físicas das escolas.

Quando se fala em estrutura física devemos entender essa questão de maneira macro. A nova padronização de construção de escolas, conforme as novas diretrizes do setor de engenharia do Ministério da Educação têm seguido um designer moderno, com boa ocupação de espaços, cozinhas arejadas e bem planejadas, banheiros compatíveis com as faixas etárias, cores vibrantes, jardins, total preocupação com a acessibilidade e previsões nas redes elétricas, visando  instalações de aparelhos de ar condicionado.

Meta 14 – Instituir programa de construção e reestruturação física das escolas municipais de modo a contemplar as especificidades das etapas, modalidades e diversidades, objetivando o atendimento da demanda e a qualidade na educação.

O que precisamos entender é que os tempos mudaram e os elementos que proporcionarão cada vez mais conforto às crianças não são meramente ações supérfluas, faz parte do pacote de aprendizado que deve ser proporcionado aos estudantes do século XXI.

Dias atrás estávamos em uma pequena reunião, com pais de alunos que utilizam o transporte escolar urbano, por possuírem dificuldade de locomoção, nessa reunião surgiu o assunto ar condicionado, do ônibus que faz esse trabalho. Uma das mães lembrava que em sua época de escola, caminhava a pé cerca de 8 km para estudar e os cadeirantes, simplesmente não estudavam. Na ocasião tivemos a oportunidade de dizer àquela mãe que por muito tempo o Estado foi falho no oferecimento de estrutura para garantir o acesso e a permanência do aluno na escola, principalmente quando possuía alguma deficiência, e ainda o é em vários aspectos, contudo nosso sonho enquanto gestor é transformar nossas escolas em locais onde a criança sinta cada vez mais prazer em estar. É total responsabilidade do Estado oferecer escolas com padrões elevados de estrutura, mas antes disso, é um direito incondicional de nossos estudantes.

Texto: José Carlos Arrigo

Foto: Divulgação

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