caetano diariasPresidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia, o advogado Caetano Vendimiatti Neto, protocolou na manhã desta segunda-feira 18 pedido formal de informações acerca de gastos com deslocamentos de parlamentares e funcionários para fora do Município. Após levantamento realizado a partir de informações do Portal da Transparência, ele considera o gasto “expressivo”, portando passível de detalhamento. “Foram quase trezentas diárias, que custaram mais de cem mil reais só no ano passado”.

O detalhamento exigido vai além do financeiro. “A população tem direito de saber o motivo da viagem e, principalmente, o resultado do deslocamento em termos práticos para a comunidade”, destaca. Ele também acha curiosas algumas situações que se verifica nos dados do Portal da Transparência. “Percebemos que há concessões de dirias a vários vereadores no mesmo período e com o mesmo destino. Será que é mesmo necessária a ida de seis representantes da Casa de Leis ao mesmo tempo para Brasília, quando um ou dois poderiam muito bem representar o Município, caso que aconteceu entre 26 e 30 de outubro do ano passado”, questiona. Em outros registros descobre-se que em viagens para Porto Velho foi comum o deslocamento de mais de três vereadores ao mesmo tempo.

O requerimento foi protocolado hoje, e o prazo legal para o fornecimento das informações é de cinco dias úteis. “Caso não haja resposta, na forma de atendimento ao pleito, é possível ingressar com ação na justiça exigindo a exibição das informações solicitadas”, encerrou Vendimiatti.

CARTA AOS VEREADORES

Fonte: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO