eliana araujoNa manhã desta quinta-feira 12 um equipe do Hemocentro de Vilhena esteve na sede do jornal a fim de coletar material para exames na busca de um doador de medula compatível com Vinícius Marques Rodrigues Alves, um menino de quatro anos residente em Cerejeiras, que corre contra o tempo para vencer uma doença grave. A ação da empresa contou com adesão total dos funcionários e colaboradores, e dez coletas foram na ocasião.

O engajamento do Extra de Rondônia na campanha em prol de Vinícius soma-se ao esforço que está sendo empreendido por todo o Cone Sul nas últimas semanas. Os números apresentados pelo Hemocentro nesta ação são expressivos: em Colorado do Oeste 580 pessoas se apresentaram para a coleta, e em Cerejeiras foram 942 doadores. Como a iniciativa está em pleno andamento em Vilhena, ainda não foi totalizada a quantidade de voluntários.

No entanto, ainda é preciso mais. Segundo a assistente social do Hemocentro, Michely Toledo, as chances de se encontrar doadores compatíveis com pacientes que precisam do material é de uma pessoa para cada cem mil habitantes. “Mas estamos confiantes que vai surgir alguém que apresentará as condições de ajudar o Vinícius”, disse a profissional.

Encontrado o doador compatível, o procedimento a seguir é entrevistar a pessoa para saber se ela está disposta a fazer a doação. Confirmada a intenção, ele é enviado para o local onde está o paciente para fazer mais exames e constatar de forma segura a compatibilidade. A coleta pode ser feita através de dois métodos. O primeiro, menos invasivo, requer o uso de medicamentos que elevam a quantidade de certos componentes do sangue, que é extraído por uma artéria como se faz em exames rotineiros. O outro requer sedação do doador, no qual é feita punção nos ossos da bacia (quadril), retirando o material. A recuperação é rápida, mas o procedimento requer internação. O doador tem direito a levar acompanhante, e não arca com nenhum custo do procedimento.

Ações como a que foi realizada nesta manhã na sede do Extra de Rondônia são rotina das equipes técnicas do Hemocentro. “Fazemos periodicamente este tipo de trabalho nas empresas, e contamos com parceria da ACIV neste esforço”, destacou Michely. Além de coletar material para exames de medula, também é expressiva a disposição dos vilhenenses para doar sangue. “Temos uma boa rede de voluntários, mas é preciso destacar que a demanda é grande e crescente. Por isso, qualquer dia é importante para quem está disposto a contribuir”, disse.

13228016_1118900974840734_1850434178_n

13181128_1118901004840731_91151167_n

campanha para encontrar doador de Vinicius Marques Rodrigues Alves, de 4 anos, que está com leucemia Mieloaguda e precisa de urgente de transplante .
Campanha para encontrar doador de Vinicius Marques Rodrigues Alves, de 4 anos, que está com leucemia Mieloaguda e precisa de urgente de transplante 

Fonte: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO