cartorio eleitoralPP, PHS, PR, PMDB, PTB, DEM, SDC, PPS, PDT, PCDOB, PT, PSB, PSDB, PSC, PMN, PRP, PV, PTDOB, PRTB, PTN, PSL, PSOL, PEN e SD. Não, não é um “caça-palavras”. A “sopa de letrinhas” citada pode ser o “cardápio eleitoral” a ser servido na campanha política deste ano. Os vinte e cinco partidos listados estão em situação regular perante a Justiça Eleitoral, e se assim permanecerem até 15 de julho, quando começa a correr o prazo para realização de convenções, podem concorrer ao Executivo e Legislativo do Município.

Para estar habilitada a participar de eleições a legenda deve ter registro no TSE há pelo menos um ano antes da disputa, e ter Comissão Provisória ou Diretório eleito pelos filiados. Segundo informações do Fórum Eleitoral, há outros partidos organizados na cidade, que ainda podem liquidar as pendências e se habilitar à disputa. É o caso, por exemplo, da Rede Sustentabilidade, cujos líderes já anunciaram pretensão de ter candidatos na campanha.

Com este número de siglas e de acordo com as normas da legislação eleitoral, a projeção da quantidade de candidatos a vereador alcança a casa de algumas centenas, caso todos resolvam lançar pretendentes ao total das vagas que tem direito. Sem vinculação entre si os partidos podem lançar 23 candidatos, enquanto que coligados colocam 26 na disputa. A projeção é que se formem pelo menos cinco grupos em coligações, o que corresponderia a mais de cem pretendentes às 13 vagas disponíveis.

Mas não é absurdo imaginar que a quantidade de composições seja maior. A perspectiva é que deste caldo eleitoral o prato principal será formado por mais ou menos 160  candidatos a vereador pedindo o seu voto.

Fonte: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO