Julinho confere os novos tubos para drenagem na Parque Cidade Jardim I
Julinho confere os novos tubos para drenagem no Parque Cidade Jardim I

O radialista Júlio César Silva, o popular Julinho, visitou a redação do Extra de Rondônia para denunciar um fato que – segundo ele – está prejudicando o desenvolvimento do município de Vilhena.

Julinho, acompanhado da equipe de reportagem do Extra de Rondônia, percorreram a cidade para conferir in loco o andamento de obras de pavimentação asfáltica e drenagem.

São várias frentes de trabalho dividas em seis lotes. Deles, quatro estão em andamento.

Ao todo, as obras vão consumir R$ 35 milhões, recurso garantido pela prefeitura através de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF), assinado pelo prefeito Zé Rover e o superintendente do banco, Márcio Mourão, em 02 de junho de 2014, em Porto Velho.

Das obras paradas, a principal reclamação da população é referente ao “Lote 1”, localizado no parque Cidade Jardim I, que faz divisa com a rua 743, que dá acesso à Faculdade da Amazônia. Conforme as reclamações, as obras paralisaram há nove meses.

Segundo Julinho, as obras pararam devido a um erro técnico no projeto feito por técnico da prefeitura municipal, a qual foi “avalizada” por técnicos da CEF, já que o recurso só é autorizado após a análise dos profissionais da agência bancária.

Ocorre que, após o início das obras, a empresa Projetu´s Engenharia, responsável pelos trabalhos, teve que paralisar as atividades por solicitação da CEF devido às fortes chuvas que caíram no município o que resultou no rompimento do canal que direcionava a água até o Rio Pires de Sá.

Reconhecido o erro técnico, a CEF determinou a paralisação da obra e a readequação do projeto original. Nisso já se passaram nove meses, o que está revoltando à população daquela comunidade.

De acordo com Julinho, “os técnicos – da CEF e prefeitura – não calcularam o grande volume de água que iria passar pelo canal, o que provocou prejuízos. Entretanto, as mudanças no projeto e a morosidade da CEF, em liberar os recursos para dar sequência à obra, estão fazendo a população sofrer”.

O site foi até a empresa Projetu´s e conversou com Valdecir, encarregado das obras. Ele reafirmou a denúncia do radialista e informou que, mesmo com a morosidade da CEF, a Projetu´s já colocou tubos para uma extensão de 3.600 metros, para que sejam colocados no local de readequação. “É importante ressaltar que a Projetu´s Engenharia apenas executa a obra e não tem nada a ver com questões técnicas”, ressaltou Valdecir.

A reportagem foi até a prefeitura e conversou com a engenheira civil Maira Vanier. Ela afirmou que a obra parou em decorrência da “chuva acima do normal”, resultando em mudanças no projeto inicial.

Garantiu que técnicos da prefeitura estão em Porto Velho a fim de que os recursos da CEF sejam liberados o quanto antes para a obra ser reiniciada. “As obras serão retomadas em breve e ninguém terá prejuízos, muito menos a empresa, já que existe no contrato uma clausula de ‘Direito de Reajuste’ por eventuais contratempos. Os técnicos da prefeitura devem chegar nesta quinta-feira em Vilhena com informações positivas” concluiu Vanier.

O site deixa espaço à CEF e técnicos da prefeitura para eventuais esclarecimentos a respeito do assunto.

Reconhecido o erro técnico, a CEF determinou a paralisação da obra e a readequação do projeto original
Reconhecido o erro técnico, a CEF determinou a paralisação da obra e a readequação do projeto original
Fortes chuvas que caíram no município resultou no rompimento do canal que direcionava a água até o Rio Pires de Sá
Fortes chuvas que caíram no município resultou no rompimento do canal que direcionava a água até o Rio Pires de Sá
De acordo com Julinho, os técnicos – da CEF e prefeitura - não calcularam o grande volume de água que iria passar pelo canal
De acordo com Julinho, os técnicos – da CEF e prefeitura – não calcularam o grande volume de água que iria passar pelo canal
Empresa colocou tubos para uma extensão de 3.600 metros no local de readequação
Empresa colocou tubos para uma extensão de 3.600 metros no local de readequação

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO