Manoel Veríssimo e Juacy Júnior: palestra em pleno feriado
Manoel Veríssimo e Juacy Júnior: palestra em pleno feriado

@@@ Com a chegada do período eleitoral, muitos que almejam entrar na disputa por cargos no Legislativo ou Executivo se preparam como podem. No feriado de quinta-feira, 26, o Juiz de Direito Juacy Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), e o advogado Manoel Veríssimo estiveram em Vilhena para proferir palestra sobre as novas regras eleitorais.

@@@ O auditório onde foi realizada a palestra esteve lotado de pré-candidatos. Juacy Júnior, em sua fala, fez menção a vários assuntos, entre eles, o que pode ou não ser feitos pelos pré-candidatos para não caracterizar eventual crime de campanha antecipada. Na opinião de Juacy, o pré-candidato pode fazer quase tudo, apenas não pedir voto. “Você pode falar de propostas e até pedir apoio, mas não pode envolver pedido explícito de voto”, esclareceu.

@@@ Juacy alertou para as candidaturas de servidores públicos, que deixam a função para disputar uma eleição mas não têm nenhum voto. “Isto comprova que o candidato não fez campanha, portanto é caraterizado como improbidade, já que está burlando a lei”, disse. O Juiz também convocou às mulheres para que participem da política, “de fato e de direito”.

@@@ Por sua vez, o advogado Manoel Veríssimo destacou as redes sociais como importante ferramenta de divulgação e que ela pode decidir uma eleição.  Entre outros assuntos, Veríssimo analisou questões relativas a inelegibilidade de candidaturas, sempre usando o termo “PODE” nas suas argumentações.  “Quem decidirá, é claro, é o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral”, frisou. Ou seja: nada definido.

@@@ E em Colorado do oeste, a “CPI da Eletricidade” enrolou de vez. É um toma lá, dá cá. Requerimento apresentado por nove vereadores na quinzena de abril foi direcionado à presidente da Casa de Leis, Mariley Novaki (PT), mas ela repassou o “abacaxi” ao vereador Jânio Saraiva (PTB), presidente da Comissão de Justiça e Redação.

@@@ Depois de 15 dias, prazo que solicitou alegando período estabelecido pelo Regimento Interno,  agora Saraiva disse que a responsabilidade de colocar a CPI em pauta é de Mariley. Certamente, agora, Mariley deve dizer que a responsabilidade é do “tatu” (disse TATU e não TUTU), aquele jovem simpático que entrega jornais e revistas na cidade e que nada tem a ver com a situação.

@@@ A questão é que o caso, aparentemente, está longe de ser investigado politicamente. O Ministério Público está fazendo sua parte. Com o processo de licitação mãos, analisada a veracidade das informações da obra. Por enquanto, conforme o promotor de justiça, há fortes indícios de fraude nas obras de eletricidade no prédio da Câmara de Vereadores. Enquanto isso, a sociedade espera por explicações.

@@@ A vereadora Mariley Novaki deveria evitar o desgaste de todo momento ir até a tribuna da Casa de Leis para se defender e colocar essa CPI em pauta. Ela diz que nada teme, mas não coloca em pauta a investigação. O discurso é contraditório. Nem mesmo o assessor jurídico da Casa, pago com o dinheiro do contribuinte, foi autorizada a ajudar os vereadores pra redigir o requerimento de CPI. É um absurdo. Pelo bem da moralidade na política e transparência no Legislativo de Colorado, o caso tem que ser investigado.

@@@ O senador Valdir Raupp, mandachuva do PMDB em Rondônia, está numa situação delicada politicamente. Está no olho do furacão chamado Patrobrás. Nesta sexta-feira, 27, foi citado em delação premiada envolvendo atos de corrupção. Desta vez, o delator foi o ex-deputado federal Pedro Corrêa, condenado no mensalão do PT e na Lava Jato. Conforme a denúncia, Raupp teria um esquema de arrecadação de propina com o Banco do Brasil. Ele, logicamente, nega.

@@@ Lá pelas bandas de Cerejeiras, dois ex-veteranos da política – José Zigue e Kleber Calisto – devem tentar chegar a ocupar a principal cadeira do Executivo Municipal. Aproveitando a impopularidade de Airton Gomes (PP), cerejeirense cogitam uma dobradinha Zigue/Kleber. Vamos aguardar!

@@@ Fiéis católicos de Vilhena celebraram na quinta-feira, 26, o dia de Corpus Christi. Após a missa foi realizada uma procissão que saiu da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e percorreu a Avenida Capitão Castro, até chegar à Igreja Nossa Senhora Aparecida. Muitos foram demonstrar sua fé cristã.

 

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

 

sicoob