ambu 2O servidor público do município de Cerejeiras, que preferiu não se identificar temendo represálias, entrou em contato com o Extra de Rondônia na manhã desta terça-feira, 12, para fazer uma reclamação quanto à falta de cuidado com as ambulâncias da saúde pública do município.

Segundo seu relato, o município conta com seis ambulâncias das quais apenas duas estão trafegando. Entretanto, o que assusta, segundo ele, é a falta de manutenção.

As duas que ainda estão em condições de trafegabilidade já passaram da marca dos 100 mil quilômetros rodados e até então nunca foram submetidas a revisões como, por exemplo, troca de correias, limpezas de bicos entre outras coisas.

O que mais choca no relato do servidor é quando fala sobre a ambulância do tipo semi UTI. Segundo ele, o veículo está parado há cinco meses por falta de pneus.

Caso seja necessário transportar um cerejeirense para Vilhena ou Cacoal (os municípios de maior referência na saúde pública da região), o transporte é feito em uma ambulância de menor porte. “Nessa ambulância menor cabe apenas o técnico em enfermagem, o médico, o paciente e o motorista. O acompanhante vai do jeito que pode”, relatou.

O servidor conta, ainda, que as ambulâncias à disposição do município são seminovas e que estão paradas exclusivamente por falta de manutenção. “Elas vêm do governo do estado e das emendas parlamentares. O município não pagou pelos equipamentos, tem apenas que realizar a manutenção”, explica o denunciante.

De acordo com os cálculos feitos pelo servidor, com menos de R$ 20 mil a prefeitura de Cerejeiras consegue arrumar todas as ambulâncias do município. “São problemas de suspensão, troca de pneus, embreagens, todos problemas de fácil resolução”, acredita.

O servidor relata, ainda, que a diretoria do hospital já solicitou à Secretaria Municipal de Saúde manutenção dos equipamentos, e até o fechamento desta edição o pedido ainda não havia sido atendido.

O Extra de Rondônia deixa espaço aberto aos responsáveis pela secretaria de saúde caso queiram comentar sobre o assunto.

ambu 1

Texto: Extra de Rondônia

Foto: contribuição do internauta

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO