Acusação de crime administrativo arranhou imagem da Câmara de Colorado
Acusação de crime administrativo arranhou imagem da Câmara de Colorado

@@@ Por mais dividido que esteja, a tendência é que o DEM feche questão acerca da aliança com a pré-candidata a prefeita Rosani Donadon (PMDB). Lideranças trabalham nos bastidores costurando acordo para que as divergências estejam superadas antes da convenção, marcada para o dia 04.

@@@ Quem achava que a quantidade de interessados em ser candidato a prefeito de Vilhena poderia indicar que este ano as eleições não fossem polarizadas se enganou. Mais uma vez deveremos escolher entre os dois grupos de sempre, com uma terceira via alternativa, porém com poucas perspectivas de interferir no processo.

@@@ O PPS da vereadora Professora Valdete deve mesmo aderir ao grupo capitaneado pelo PMDB e PTB para disputar as eleições deste ano. A decisão foi tomada por puro pragmatismo e por questão de “sobrevivência política”.

@@@ A julgar pela movimentação no escritório que centraliza a captação de informações e documentos de pré-candidatos a vereador de mais de dez partidos políticos o eleitor verá muitas caras novas na campanha eleitoral. É grande o número de novatos que tentará a sorte nas eleições.

@@@ Na Câmara de Vereadores da cidade pelo menos cinco novos integrantes estarão no Plenário no próximo ano. Dois deles devem ficar com as cadeiras ora ocupadas por Jairo Peixoto (PP) e Maira José da Farmácia, que não vão à reeleição, enquanto os outros três ingressam nas vagas abertas com aumento do número de parlamentares.

@@@ A vereadora Maria José da Farmácia (PSDB) garante que não concorrerá a qualquer cargo eletivo este ano. No entanto seu nome continua cotado para ser lançado como candidata a vice-prefeita acompanhando Eduardo Tsuru, que “deve” ser confirmado como postulante ao Executivo pelo PV.

@@@ Pessoas próximas ao prefeito Zé Rover (PP) avaliam que o risco dele sofrer algum tipo de ação mais incisiva das autoridades que investigam denúncias de corrupção na administração, como detenção ou algo assim, está diminuindo. A perspectiva é que ele consiga ir até o final do mandato sem enfrentar este tipo de problema. Mas poucos duvidam que por muito tempo o alcaide vai ter dor de cabeça com a Justiça.

@@@ A coisa não anda muito tranquila e favorável entre o governador Confúcio Moura e o vice Daniel Pereira. A divergência tem como pivô a sucessão municipal em Porto Velho, para a qual o Chefe do Executivo havia assumido compromisso de apoiar a reeleição de Mauro Nazif, correligionário de Pereira, porém acabou lançando um candidato de seu partido. O vice chiou sobre a trairagem nas redes sociais.

@@@ Enquanto uma das grandes coligações que vão disputar o Executivo vilhenense este ano junto com o PMDB já estabeleceram a data das convenções partidárias, o PV de Eduardo Tsuru continua marcando o passo. Parece que a mesma convicção existente na ala que vai com Rosani Donadon ainda não se estabeleceu no grupo do “Japonês da Granja”. Nem definiram data de convenção. Há quem garante que o “japa” não será candidato e que o deputado estadual Luizinho Goebel entrará na disputa. Vamos aguardar!

@@@ E em Colorado, parece que agora coisa começa a fluir na Câmara de Vereadores. Senão fosse pela justiça, que acatou pedido do Ministério Público (MP), até agora a presidente do Legislativo, Mariley Novaki (PT) estaria andando e rolando por essas bandas. Porém, é a vez dos próprios vereadores fazerem o dever de casa, lavando a roupa suja e tirando pra fora o que faz mal ao parlamento. Um novo pedido de CPI contra Mariley está previsto para ser apresentado na primeira sessão ordinária do segundo semestre, no dia 1 de agosto.

@@@ Enquanto isso, o MP aguarda decisão da Justiça para condenar a vereadores por supostos atos fraudulentos numa obra realizada em apenas “um dia e meio”, conforme as investigações.  O serviço foi pago antes da obra ter iniciado. Servidores da Casa dizem sentir o cheiro de limpeza no parlamento.

@@@ O Extra de Rondônia tem em mãos trechos das investigações que comprometem outros vereadores no suposto crime administrativo, entre eles, Vagner Sacramento “Tutu” (PDT) e Baiano Leiteiro (PCdoB). Matérias nos próximos dias.

@@@ Devido a estes fatos, a população de Colorado, em mensagens feitas ao site, tem parabenizado constantemente o trabalho do MP, já que o Brasil passa por um momento em que a impunidade tem que ser banida da sociedade, a corrupção combatida e o cidadão respeitado.

 @@@ Ainda em Colorado. O PMDB desse município virou uma bagunça. Não há estratégia definida para as eleições. O vereador Jedeon ganhou as prévias, e os derrotados foram atrapalhar o cara, apesar de existir um compromisso antecipado de apoio a quem fosse eleito pelos convencionais. Se assim é dentro de uma sigla, imagine o que dirão para conseguir formar coligações. Vão prometer o mundo e o fundo. A política é dinâmica, “OK”, mas enganar membros da mesma sigla, aí é pra pedir pra sair. Debandada à vista.

@@@ Em Cerejeiras, a aposta do PMDB é o ex-prefeito Kleber Calisto. Desgastado politicamente, o atual prefeito Airton Gomes (PP) deve ter problemas para garantir a reeleição.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

sicoob