Kenny fotoFazendo parte da programação do Curso de Formação de Sargentos 2.016, alunos que tiveram destaque na preparação tiveram que preparar um texto a respeito da disciplina “Psicologia das Emergências” na imprensa local.

Parceiro do Corpo de Bombeiros, o Extra de Rondônia publica o artigo produzido pelo Sargento Kenny Jackson da Silva Marcelino, que segundo o instrutor 1º Tenente BM Moacyr de Paula Junior, foi um dos destaques.  Participaram da formação 114 alunos, sendo o curso na modalidade EAD (ensino a distância), o qual terá fase presencial em Porto Velho à partir do dia 02 de agosto.

 

Abaixo, o artigo do Sargento Kenny:

 

Atuação da Psicologia e do Corpo de Bombeiros nas Ocorrências de Emergências e Desastres

Atualmente o mundo é marcado por diversos eventos que deixam a vida e a integridade física e psicológica da população sob constante ameaça, contribuindo para o aumento da sensação de insegurança e impotência na população, fazendo-se necessária a atuação dos estudos da psicologia aplicados às situações de emergências.

Na elaboração dos estudos da atuação psicológica em situações de emergências e desastres, deve-se considerar que esta é a área capaz de estabelecer e desempenhar os mais adequados métodos de intervenção e manejo de crises. A importância desses estudos se justifica no fato de ocorrências traumáticas intervirem na vida e na acepção de existência dos afetados, ocasionando eventuais bloqueios irreversíveis e afetando a continuidade existencial de cada um.

Além da atuação recomendada do psicólogo ante as situações de emergência, diversas são as atribuições desempenhadas por importantes profissionais que, dentro de suas competências, tornam completas as ações de intervenção, auxílio e recuperação do cenário afetado pelo desastre.

Neste contexto, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, com seus profissionais atuando em 14 (quatorze) municípios, se insere como principal ente de execução das ações de intervenção, assistência e recuperação dos cenários atingidos e, harmoniosamente com os outros níveis de governo, vem conseguindo atender a demanda bem como estabelecer uma política pujante para um melhor enfrentamento dessas ocorrências de emergências e desastres.

Kenny Jackson da Silva Marcelino

Fonte: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO