AriquemesUma propriedade rural toda estruturada com casas, curral, pastagem localizada na RO-257 no KM 50, zona rural de Ariquemes, foi invadida no último dia, 10, por um agrupamento de quinze (15) pessoas, dentre eles homens, mulheres e adolescentes liderados por Natalino de 56 anos, este integrante da LCP, que tem a sua sede na cidade de Jaru – Rondônia.

O movimento denominado Liga dos Camponeses Pobres – LCP, tem sido responsável por quase todas as invasões de terras e desmatamento florestal nos municípios de Cujubim, Machadinho, Ariquemes, Jaru, Cacaulândia, Alto Paraiso, Monte Negro, Buritis e Campo Novo pertencentes ao Vale do Jamari, região central do Estado de Rondônia.

Desta vez, a Fazenda São Marcos fora alvo dos invasores de terras, no qual os mesmos hastearam bandeiras vermelhas na porteira principal de entrada da propriedade rural.

Policiais militares da Força Tática do 7° BPM em Ariquemes, devido a possibilidade de conflito armado, estes recebem a missão de verificação da invasão e desocupação dos supostos sem terras. A equipes entram e estabeleceu contato com os invasores, onde os mesmos já haviam feito acampamentos no curral, meio a mata e tomado a posse da sede, na fazenda.

De acordo com a polícia, todos foram agrupados em frente à sede, no qual o suposto líder Natalino tomou frente aos demais e conversou com os policiais. Natalino relatou que teria invadido a referida a fazenda na noite de ontem (11/08/), por volta das 22 horas, afirmando ainda que estaria em um acampamento em Cujubim, no travessão da Linha 114, próximo a Serraria Mezomo, quando teria recebido a visita do funcionário do INCRA Erasmo, este que estava acompanhado de um delegado Agrário cujo nome não sabia, momento em que Erasmo teria mandado ele invadir a Fazenda São Marcos.

Me encontrei com a minha advogada do município de Jaru, e questionado sobre as informações passadas por Erasmo, momento que fui orientado a prosseguir com a invasão. Somente depois destas orientações eu recrutei as demais pessoas e utilizando-se de um caminhão fomos para o local, aonde viemos a montar o acampamento. Concluiu Natalino.

Diante dos fatos, fora dada voz de prisão aos conduzidos e de apreensão aos menores infratores, lidos e respeitados seus direitos constitucionais. Durante revista nos conduzidos e no barraco, curral e residência, foram localizados e apreendidos; dois (02) motosserras, duas (02) espingardas calibre 28 e vários cartuchos de diversos calibres. Todos os envolvidos foram apresentados na delegacia de polícia de Ariquemes, para ser tomadas as medidas que o caso requer.

Fonte: Alertanotícias

sicoob