so na benca1O vice-presidente da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia deputado estadual Só na Bença (PMDB) visitou o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), que fica localizado no bairro Mariana, Zona Leste de Porto Velho.

Na oportunidade, o deputado conheceu de perto o atendimento feito pela equipe de profissionais que é formada por mais de 55 funcionários entre eles 30 são da área da saúde, o atendimento diário chega a 300 pacientes dia e o diferencial deste centro é a dedicação dispensada aos pacientes.

O deputado Só na Bença disse que, “vale a pena sair de casa e ser recebido de braços abertos por pessoas tão dispostas a ajudar o próximo, este modelo assistencial visa assegurar a prestação de serviços em caráter contínuo e eficiente, objetivando o aumento da capacidade de atendimento e a redução da espera do usuário, otimizando fluxo e atendendo as necessidades da população rondoniense no que tange a reabilitação”.

Segundo o diretor do Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia (Cero) Yargo Alexandre, a obra foi feita e equipada com recursos do estado, num total R$ 6 milhões e de acordo com o projeto inicial do CERO, o objetivo é organizar a assistência à saúde da pessoa com deficiência auditiva, física, intelectual e visual, buscando a sua atenção e reabilitação clínico-funcional e psicossocial de maneira integral, contribuindo para a melhoria de suas condições, sua integração social, ampliação das suas potencialidades laborais, e independência nas atividades da vida diária.

“Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivo para ficar”. A frase escrita na placa colocada no prédio convida a todos para uma visita a essa unidade.

O atendimento em 2 mil m² do terreno de 7 mil m² do Centro divide-se em quatro áreas: auditiva, física, intelectual e visual, segundo o diretor, o fisioterapeuta Yargo Alexandre de Farias Machado. Os benefícios não se limitam a habitantes periféricos ou centrais de Porto Velho. Entre os pacientes do interior, o mais distante vem de Pimenta Bueno (Zona da Mata), a 520 quilômetros de Porto Velho. Totalizam 1,5 mil atendimentos mensais a paciente com deficiência na fala, tetraplégicos, vítimas de trauma raque medular, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, diabetes, hanseníase e, principalmente, de causas externas (violência e acidentes automobilísticos). Nesse último, os fisioterapeutas também incluem quedas de idosos em casa, queda de trabalhadores de andaimes e telhados – ambos com fraturas ósseas.

“Familiares dos pacientes virão aqui para entender corretamente a realidade que ele irá enfrentar e se certificarão das necessidades de adaptações em suas casas, por mais simples que sejam”, disse Yargo.

Durante a visita ao CERO, o deputado Só na Bença pode acompanhar o atendimento do jovem Juliano da Silva Pedro que mora em Pimenta Bueno, ele sofreu um acidente de moto a 1 ano e 4 meses, hoje precisa conquistar sua independência, e esta em busca de uma cadeira de rodas motorizada, por isso veio ao Centro de Reabilitação em busca de ajuda.

“Fiquei sabendo desse Centro através do deputado Só na Bença, estou vendo que aqui os pacientes parecem que não estão fazendo tratamento porque ele se sente bem com essa proximidade dos profissionais com os pacientes, estou muito contente com meus exames e tenho Fé em Deus que conseguirei a tão sonhada cadeira de rodas motorizada para eu poder me locomover e fazer minhas atividades” disse o jovem Juliano.

Deputado Só na Bença disse que, o CERO atende muito bem a população,  “os pacientes estão em boas mãos, aqui profissionais especiais cuidam de pessoas especiais, agradeço em nome da Comissão de Saúde a todos os profissionais e ao governador Confúcio Moura que ver o presente sempre pensando no futuro, prova disso é o Centro de Reabilitação de Rondônia que realiza mais de 30 mil atendimentos por ano” finalizou Só na Bença.

so na benca

Autor e foto: Jean Carla Costa

 

sicoob