Na noite da última terça-feira, 02, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro de 30 anos de idade transportando mais de 35 m³ de madeira de forma irregular.
O fato ocorreu na altura do quilômetro 01 da BR 364, sentido Cuiabá-MT, em Vilhena. Ao abordar o veículo SCANIA/R 420 A6X2, cor prata, ano 2011, os Agentes da PRF realizaram revista na carga madeira.
Analisada a nota fiscal e o Documento de Origem Florestal (DOF) apresentado pelo condutor, os agentes da PRF constataram divergências e incompatibilidades. Efetuada a fiscalização mais avançada, foram retiradas amostras das madeiras e realizada uma identificação macroscópica, utilizando-se de equipamentos apropriados.
Sendo constatado, que, ao menos em tese, a madeira analisada tratava-se da espécie “Bertholletia excelsa”, popularmente conhecida como “Castanheira”, a qual divergia da madeira apontada na Nota Fiscal e no DOF.
Feitas as medições da carga, foi constatado o volume de 35,5 metros cúbicos, sendo que nos documentos apresentados pelo motorista constava um total de 26 metros cúbicos de madeira.
Diante das supostas irregularidades observadas, o motorista foi encaminhado ileso, para a Delegacia de Polícia Civil de Vilhena(RO), pelo Crime Ambiental de Transporte ilegal de madeira, junto com o caminhão, a carga de madeira, fotos e amostras do material em cortes transversais para possível perícia.
Fonte: PRF/ Vilhena
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO