Vilmar Saúgo e Adevania Silveira, diretor executivo e coordenadora de Marketing da Sicoob Credisul, respectivamente, se reuniram na última quinta-feira, 8, com o prefeito de Pimenteiras do Oeste, Olvindo Luiz, para tratar do apoio da cooperativa na ação de mutirão de limpeza do Rio Guaporé e da campanha “Somos Todos Guaporé”, desenvolvida ano passado com a finalidade de divulgar a atividade e ampliar o nível de conscientização da preservação dos recursos naturais.

A ação é uma ampliação do movimento que começou há 10 anos na vizinha Cabixi, sob liderança do ambientalista José Ribeiro da Silva, e que tem a participação de cerca de 100 voluntários daquela cidade.

A ideia é extensão a ação por mais 250 quilômetros do rio, recolhendo o lixo abandonado por turistas nos acampamentos durante a temporada de pesca.

“O mutirão de coleta de lixo recolheu até o ano passado, cerca de 45 toneladas de resíduos, que consequentemente iriam parar no fundo do rio. Daí a importância de apoiar esta ação e estendê-la a outros municípios localizados às margens do Guaporé”, assinalou Saúgo.

O prefeito de Pimenteiras recebeu com entusiasmo o apoio da Sicoob Credisul. “Nós agradecemos este apoio tão importante para nós. O Rio Guaporé precisa ser preservado para as próximas gerações”, disse Olvindo.

Participaram também da reunião, Elisan Gomes (secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente), Jesus Reginaldo (presidente da Câmara de Vereadores), Manoel Ramos (gerente local da Emater), Adriana Tenorio (médica veterinária do Idaron), Elizangela do Nascimento (técnica de administração na Escola Inácio de Castro e Marilze de Fátima Kein, representante da colônia de pescadores). Todos estiveram de acordo com a inclusão do município no projeto.

As ações ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de novembro, em Cabixi; e nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro em Pimenteiras. Ambas ações terminam com um almoço de confraternização entre autoridades e voluntários.

O Rio Guaporé é referência na atividade pesqueira pela sua riquíssima biodiversidade. Desde 2015 a Sicoob Credisul se tornou parceira do projeto e, ano passado, reforçou seu apoio criando a campanha #SomosTodosGuaporé e trabalhando também na conscientização da preservação do Vale do Guaporé e seus afluentes.

 

Texto e fotos: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO