A maioria de nossos empreendedores, ao iniciar um negócio, escolhe um tipo de atividade econômica, escolhe uma cidade, ali se instala e começa a trabalhar.

Os anos passam e eles permanecem ali, acompanhando o mercado local. Vêm os altos e baixos, períodos de crescimento e recessão e eles procuram se adaptar aos mesmos, objetivando sempre crescer e aumentar os lucros, segundo as circunstâncias.

Minha pergunta é: Será que essa postura é a correta? Será que essa forma de trabalhar é a mais adequada? Será que não existem outras alternativas, diferentes e melhores, capazes de proporcionar-lhe um crescimento constante, um retorno sobre o investimento feito ainda melhor, em vez de aceitar passivamente as retrações de mercado, que trazem consigo vendas e lucros menores, inadimplência maior, demissão de funcionários?

Pois bem, uma empresa do nosso estado resolveu adotar um enfoque diferente: Alguns diretores resolveram viajar, por cerca de 20 dias, visitando e conhecendo seu mercado em outras regiões do país, bem como a atuação de seus concorrentes. Você poderia me dizer qual foi o resultado dessa visita? Qual foi a conclusão que eles chegaram? Haveria, por acaso, nessas regiões, alguma opção de manter seus negócios em expansão?

O resultado foi o seguinte: 1.-Foram descobertas boas oportunidades de investimento, e mercados em franco e constante crescimento; 2.-Foram identificadas diversas oportunidades de instalar filiais da empresa, em mercados promissores e inexplorados; 3.-Foi identificada a possibilidade de adquirir prontamente uma empresa similar, mal administrada, a qual poderia gerar vendas maiores e um lucro compatível com seus padrões; e 4.-Havia 2 locais, com alto potencial, que poderiam abrigar novas filiais, com vendas expressivas e lucros adequados. Todas essas oportunidades eram em outros estados. Repito: todas essas oportunidades eram em outros estados!

Resumindo: A decisão de fazer essa pesquisa de mercado foi correta e oportuna. O resultado da pesquisa foi gratificante e muito além da expectativa. Ao retornar, aquele grupo de executivos tinha agora elementos para refazer seu plano de investimentos e de crescimento, a curto e médio prazo, impulsionando assim os negócios da empresa.

Conclusão: Todos os nossos empresários deveriam fazer uma experiência dessas. Há hoje um Brasil pujante e cheio de perspectivas, o qual é desconhecido de muitos empresários, talvez por comodismo ou acomodação. Ele aguarda a visita de homens de visão, de ação e coragem. É errado ficar sentado à espera que as rodovias sejam asfaltadas; que ferrovias cortem nosso país de norte a sul; que venha e se instale um novo governo… O momento de agir é agora; precisamos de mais fé e ação; de pessoas desbravadoras e dispostas a correr riscos; precisamos sair de nossa zona de conforto e partir para iniciativas arrojadas. Só assim você concluirá que está perdendo tempo e mercado por ser conservador; que sua postura, como empresário, precisa ser reformulada. É preciso levantar e viajar, para poder descobrir novos mercados. Eu creio nisso!

Texto: Humberto Lago/Consultor Empresarial

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO