Tem início nesta segunda-feira, 26, as ações referentes à Semana de Mobilização e dia “D” de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica em Rondônia.

Este ano as ações de conscientização serão realizadas em escolas municipais, por meio de palestras, entrega de folders com jogos educativos para envolver os estudantes com o tema, fixação de cartazes em locais de grande concentração de pessoas e ainda, reuniões em associações comunitárias e pit stops, para chamar a atenção da população para a necessidade de combater o mosquito.

A soma de esforços é necessária, de acordo com Sid Orleans, membro do setor de informações estratégicas da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), para envolver toda a comunidade com um tema que tem sido alvo de preocupação para autoridades e profissionais que atuam na Saúde.

Orleans lembra que o combate ao mosquito deve ser constante, tendo em vista que em Rondônia 15 municípios são consideradas áreas de alto risco para a infestação de dengue, com destaque para Itapuã do Oeste, Vale do Paraíso e Espigão do Oeste.

Outros 24 municípios estão em estado de alerta para a doença, inclusive Porto Velho. Na região do Cone Sul de Rondônia estão na lista os municípios de Colorado do Oeste e Chupinguaia.

NÚMEROS

Este ano, o número de pessoas notificadas com dengue em Rondônia foi de 1.852, em 2017 foram 5.995 casos, já zica, no ano de 2017 foram 479 casos notificados e em 2018, foram 212, os casos de chikungunya em 2017 foram 812 casos notificados e em 2018, 419.

 

Texto: Extra de Rondônia

Informações: Assessoria

Foto: Ilustrativa

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO