Em Vilhena, um grupo de 24 apenados do Centro de Ressocialização de Segurança Máxima Cone Sul, receberam na manhã desta quarta-feira, 28, certificado de qualificação profissional de “Pedreiro”.

Os detentos foram certificados pelo presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (IDEP), Miguel Câmara.

De acordo com a responsável do Núcleo de Capacitação da Gerencia da Secretaria de justiça do Estado de Rondônia, Iza Severino Bello, os cursos tem por finalidade capacitar os detentos nas unidades prisionais. Com isso ao se reinserir na sociedade, possam ter uma oportunidade de trabalho. “A gente sabe como é difícil um reeducando conseguir uma oportunidade de trabalho. Com o curso, as chances deles é mais fácil ou até serem autônomos”, frisou.

Para o coordenador pedagógico do presidio do Cone Sul, Claudecir Bartiels, esses cursos é importante para os detentos que ganham a liberdade de voltar a se inserir na sociedade do zero e ter uma nova oportunidade de construir uma nova vida.

“Esses apenados devem aproveitar esses cursos que o governo oferece, assim como ter vontade de aprender” reforçou.

A diretora da Escola Técnica Estadual (ETEC), Luiza Pereira Zamoa Alves, comentou que geralmente costumasse ouvir coisas negativas das unidades prisionais. Porém, realizando esses tipos de trabalho a sociedade poderá ter um conceito diferente de sistema prisional. Pois para ela esse tipo de projeto faz acreditar que um apenado pode voltar a ter um convívio com a sociedade e ter a oportunidade de poder trabalhar.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO