A reportagem do Extra de Rondônia recebeu na manhã desta terça-feira, 11, uma ligação, cujo autor preferiu não se identificar, porém, fez suposta denuncia contra o atual diretor do presídio de Colorado, Luciandro Pereira, por abuso de autoridade.

O denunciante relatou que Luciandro, que já atua na unidade desde 2009 como agente penitenciário, vem agindo com rigores desnecessários e até mesmo ilegais contra os apenados, desde que assumiu a diretoria, a pouco mais de um ano.

O denunciante chegou a mencionar castigos físicos e questionou também, a postura do judiciário referente a negações de pedidos de saída temporária de final de ano para os apenados do regime semiaberto, que desejam visitar seus familiares em outras cidades.

Em posse da denúncia, a reportagem do site entrou em contato com Luciandro, que negou veementemente as acusações e afirmou que a unidade recebe visitas corriqueiramente do poder judiciário e do Ministério Público, que nunca encontraram irregularidades em sua gestão.

O diretor afirmou ainda, que desde que assumiu, vem proporcionando melhorias para os presos, como construções de beliches, e projetos de cinema e educação, comprovando com imagens, que cadastrou sua unidade para receber o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ação que não é obrigatória, mas o mesmo fez questão de proporcionar para os detentos. “Inclusive, estamos estudando um projeto para o final de ano, onde os presos possam ter momentos de descontração, mesmo dentro da unidade”, acrescentou Luciandro.

Quando questionado sobre os motivos que teriam gerado tal denúncia e se acreditava que o relator fala também, em nome dos funcionários, Luciandro relatou estar surpreso com as acusações, haja vista que nunca teve problemas com nenhum detento e que em sua gestão, o único motim que houve, foi causado por desentendimento entre os próprios presos.

“Quanto a falar em nome dos funcionários, eu acredito fielmente que não, pois não só eu como os demais diretores que por aqui passaram, procuram estabelecer o diálogo e trabalho conjunto, nunca havendo por parte dos servidores reclamações formais quanto ao meu comportamento”, pontuou.

Por fim, o servidor afirmou que a única punição imposta aos presos que causam problemas, é o procedimento administrativo, cujas penalidades são suspensões de visitas e outros benefícios similares, jamais castigos físicos. “Sempre questiono os presos sobre a qualidade da alimentação a fim de estar a par de informações que muitas das vezes nem passam por mim, pois as refeições já chegam prontas na unidade. Por tanto, não sei dizer o que teria gerado tal indignação do denunciante, mas estou à disposição para receber qualquer um que tenha dúvidas ou reclamações sobre minha gestão”, concluiu o diretor.

SAÍDA TEMPORÁRIA

Com relação às informações repassadas pelo denunciante sobre a negação das saídas temporárias de Natal pelo poder judiciário, a reportagem do site falou com a Juíza Marcia Regina, responsável pela comarca de Colorado há sete anos, que afirmou que em todos os anos, autoriza o benefício somente dentro do município e sempre garantindo aos apenados do regime semiaberto, que desejam visitar familiares em outros municípios e até mesmo Estados, o direito de recorrer da decisão. No entanto, nunca ninguém o fez.

Já referente à gestão de Luciandro Pereira como diretor do Presídio Municipal, Marcia relatou estar sempre na unidade e nunca presenciou nenhuma irregularidade ou ouviu queixa referente a abuso de autoridade por parte dos servidores, em suas conversas com apenados.

Detentos realizando a prova do ENEM

Texto e foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO