Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Florestas Plantadas, recebeu na quarta-feira 03, 100 mudas de castanheira.

A espécie Bertholletia excelsa (castanheira) tem seu corte protegido por lei e, quando autorizado pela Sedam, gera a necessidade da compensação ambiental conforme previsto na Lei 12.651 de maio de 2012.

As castanheiras foram repassadas pela Fasttel Engenharia a serviço da Eletrobras, responsável pela construção da linha de Transmissão entre Presidente Médici e Costa Marques, está previsto para os próximos dias o repasse de novas mudas.

A espécie está presente em todos os Estados do Brasil, é uma árvore de porte alto, podendo atingir 60 metros, está na lista de espécies ameaçadas, e o principal risco de extinção é o desmatamento.

Geralmente são derrubadas para as atividades de agropecuária construir estradas, barragens, móveis, além de assentamentos da reforma agrária. A castanheira é muito importante para a economia, pois muitas famílias dependem do extrativismo do fruto que é comercializado regionalmente e exportado para outros países.

Segundo o coordenador de Floresta Plantada, Ari Lebkuchen, as mudas recebidas pela compensação serão doadas à produtores rurais atendendo ao Programa Plante Castanha, que tem como objetivo estimular pequenos produtores rurais ao plantio da espécie, cujo fruto é valorizado.

A meta é o plantio de aproximadamente 400 hectares de bertholletia excelsa. O local em que as mudas serão plantadas dentro da propriedade rural ficará a escolha do produtor, podendo inclusive ser utilizadas para recuperação de áreas alteradas, Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e Reserva Legal.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO