/ Foto: Divulgação

Audiência pública para debater os desafios e o avanço da cadeia produtiva do leite no Estado de Rondônia será realizada nesta quinta-feira 16, às  09 h, na Assembleia Legislativa.

O evento é de propositura dos deputados estaduais Cirone Deiró (Podemos), presidente da Comissão de Agricultura, e Lazinho da Fetagro (PT), vice-presidente da Comissão, que atentos a esse setor e suas demandas, entenderam ser necessário unir produtores de leite, laticínios e Governo do Estado para amplo diálogo, além de buscar o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

Rondônia é o sétimo maior produtor de leite do Brasil e o primeiro da região Norte. Tem o volume de leite produzido de aproximadamente 650 milhões de litros por ano, uma média de 1,8 milhões litros de leite/dia.

O dado detalha que a pecuária leiteira corresponde a 56% da fonte de renda no meio agropecuário no Estado tornando a atividade um dos pilares do setor produtivo. Mas, apesar da relevância da pecuária leiteira, sério problemas são enfrentados, como o alto custo de produção aliado ao baixo preço pago ao produtor pelo litro de leite.

Esta e outras questões, mais o entendimento de que ainda é preciso implementar políticas efetivas de apoio e incentivo aos produtores de leite levaram os parlamentares a justificarem a audiência como de urgência para o interesse público.

“Precisamos proteger e fortalecer nossa cadeia produtiva do leite. Na audiência, discutiremos com responsabilidade os rumos desta atividade que compõe nosso setor, responsável pelo fortalecimento da nossa economia e pelo desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu Lazinho da Fetagro.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO