Prefeitura de Vilhena / Foto: Divulgação

A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, manifestou-se nesta semana em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) perante o Supremo Tribunal Federal (STF) contra lei estadual de Rondônia que prevê o pagamento de honorários advocatícios a procuradores do estado no exercício da função de advogados públicos

De acordo com a PGR, a norma viola o limite e o controle do teto constitucional e viabiliza a percepção, pela categoria, de valores remuneratórios não apenas superiores aos do setor público, mas também aos praticados no setor privado.

A Lei estadual 2.913/2012 autoriza a Procuradoria-Geral do Estado de RO a utilizar meios extrajudiciais alternativos para a cobrança de créditos fiscais do Estado, de autarquias e de fundações públicas estaduais. O art. 2º-§5º, especificamente, estabelece ao devedor que quitar a dívida extrajudicialmente, por meio administrativo de cobrança ou por protesto de título, o encargo relativo a honorários advocatícios na importância de 10% sobre o valor da causa.

De acordo com a PGR, a verba não se enquadra em nenhuma das hipóteses de honorários advocatícios previstos na Lei 8.906/1994. Desse modo, “a instituição de nova hipótese de honorários advocatícios constitui matéria com evidente caráter civil e processual, e, portanto, reservada à competência legislativa da União”, defende.

“Honorários de sucumbência são reconhecidos como parcela remuneratória devida a advogados em razão do serviço prestado. Diferentemente dos advogados privados, que arcam com custos em razão da manutenção de seus escritórios e percebem honorários contratuais, advogados públicos são remunerados por subsídio, revelando-se incongruente a percepção de parcelas extras, pagas unicamente em razão do êxito na cobrança extrajudicial de dívida”, aponta a PGR.

DEVE ATINGIR VILHENA

Em contato com o Extra de Rondônia, o advogado Caetano Neto, que em maio passado pediu a nulidade da lei municipal 5.452/2018, aprovada pela Câmara de Vereadores, que dispõe sobre o pagamento de sucumbência aos Advogados Públicos de Vilhena (leia AQUI), disse que o pedido da PGR vai atingir o maior município do Cone Sul.

“Ação idêntica que a PGR poderá ser aplicada aos advogados da prefeitura de Vilhena, referente aos honorários de sucumbência”, ressaltou.

Após o advogado vilhenense levar o caso a Porto Velho, o Procurador Geral de Justiça de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho, impetrou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), com pedido de medida cautelar no Tribunal de Justiça de Rondônia (leia AQUI).

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO