Vereador Sapata e prefeita Lisete / Foto: Extra de Rondônia (arquivo)

O vereador Valdecir Sapata Jordão, se manifestou a respeito da decisão do Tribunal de Justiça de ampliar o prazo, de 60 para 120 dias, para que a prefeitura desative completamente o lixão no município de Cerejeiras, que se arrasta desde 2011, sob pena de multa diárias.

Na ação originária foi determinado ao município recuperar a área degradada pelo funcionamento de depósito de lixo irregular; providenciar nova área, de acordo com as exigências ambientais, para instalação de aterro sanitário e impedir acesso de pessoas ao lixão (leia mais AQUI).

Enquanto isso, o lixo é transportado para Vilhena, percorrendo praticamente 100 km de distância.

Para Satapa, esta situação gerou o aumento de taxa de lixo nas casas devido à ingerência dos atuais administradores municipais.

Ele lembrou uma denúncia feita no Ministério Público na qual determinou o recolhimento, fechamento e recuperação da área degradada (leia mais AQUI).

“Desse período, houve outras manifestações. Mas está saindo graças a uma ação nossa. Se deixasse, iria continuar por incompetência, falta de gestão pública e falta de vontade. O que está encarecendo a taxa de lixo é a desculpa que está levando para Vilhena, mas a população teve que pagar muito mais caro por falta de gestão de Airton Gomes e Lisete nesses últimos 8 anos. Infelizmente, foi dado um prazo pelo Ministério Público para que construísse uma alternativa melhor. Deixaram de construir um transbordo em Cerejeiras, que é obrigação deles”, afirmou ao Extra de Rondônia.

Sapata informou que esta situação obrigou à prefeitura a construir uma estação de transbordo em Cerejeiras.

A obra parou, mas foi reiniciado há pouco mais de 60 dias.  Espero que entreguem essa estação de transbordo para atendimento mínimo à população, e que seja reaproveitado o máximo possível. Graças à pressão nossa, da imprensa e das autoridades, que está sendo tomadas as providências necessárias”, encerrou.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO