Ivan Bezerra de França, popularmente conhecido por “Ceará da Assossete” / Foto: Extra de Rondônia

O prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) pode responder por reponsabilidade por manter no quadro de comissionados um servidor condenado pela Justiça.

A declaração é do autônomo Ivan Bezerra de França, o popular “Ceará da Assossete”, que registrou, no início da tarde desta terça-feira, 20, ocorrência policial contra o servidor municipal comissionado Renato Malaquias de Lima por suposta calúnia.

Ceará, que é candidato a vereador, registrou ocorrência contra Lima por suposta calúnia via rede social Facebook. Ele alega ter prints do crime cibernético. “O servidor se aproveita da campanha eleitoral para me prejudicar e adotarei as medidas judiciais pertinentes que o caso requer”, disse ao visitar a redação do Extra de Rondônia.

FICHA LIMPA MUNICIPAL

O autônomo, por outro lado, alertou para a infringência de um crime administrativo que pode sobrar até para o prefeito. Ocorre que Lima – segundo o denunciante – foi condenado em 25 de março de 2020, a 1 ano de reclusão e 1 mês de detenção, pelos delitos de injúria racial e ameaça. O processo teve o trânsito em julgado.

De acordo com “Ceará”, Lima está lotado na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) desde julho de 2018, no cargo de Assessor Especial II (CPC-10), tendo um salário de R$ 1,3 mil mensal, o que pode ser comprovado via Portal da Transparência.

Contudo, informou que a Lei “Ficha Limpa Municipal” proíbe a permanência de comissionados, em qualquer cargo ou função gratificada, que estejam condenados pela Justiça.

“Ele está lotado na Semas, desde que a Patrícia da Glória era secretária. Esse é o motivo dele defender Japonês de forma desesperada nas redes sociais. Mas espero que as autoridades competentes da prefeitura promovam, após análise do caso, a exoneração do servidor e assim façam valer a Lei Municipal nº 3.686/2013 sob pena de responsabilidade do gestor municipal”, alertou.

O Extra de Rondônia não conseguiu localizar o servidor, mas deixa espaço para eventuais esclarecimentos.

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO