Foto: Ilustrativa

Apesar da pandemia e dos resultados abaixo dos esperados para o mercado de trabalho no Brasil em 2020, o setor agropecuário apresentou a maior geração de novas vagas de trabalho dos últimos 10 anos. Em 2020 a expansão foi de 142.690 novas vagas de trabalho no somatório de todos os setores da economia brasileira.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), divulgados pela Secretaria do Trabalho. O gráfico 1 a seguir revela que setor agropecuário abriu 61.637 novas vagas de janeiro a dezembro do ano passado, o melhor resultado desde 2011 quando a expansão no mercado de trabalho do setor foi de 85.585 vagas, em meio à criação de 2 milhões de novas vagas no Brasil.

Comparativamente aos demais setores, a agropecuária foi o terceiro setor que mais gerou vagas no Brasil em 2020. Os destaques foram soja (+13.396) e café (+6.284), enquanto na pecuária criação de bovinos (+11.598) e de aves (+5.993) foram as atividades que mais contribuíram para o mercado de trabalho.

Três em cada 4 vagas foram criadas no setor agropecuário estão na região sudeste, especialmente no Estado de São Paulo que teve crescimento de 46.475 postos de trabalho em 2020.

Os dados do Novo CAGED não permitem identificar regionalmente as atividades agropecuárias que mais se destacaram na geração de postos de trabalho. Em termos macro, contudo, o setor como um todo apresentou desempenho destacado em 2020: recorde de US$ 100,8 bilhões em exportações de produtos do agronegócio, crescimento de 18,2% no valor bruto da produção (CNA), e alta de 16,8% do PIB do agronegócio nos 10 primeiros meses do ano, segundo CNA e CEPEA. Esses bons resultados revelam o dinamismo do setor em 2020, que apesar da alta dos custos de produção, tem demostrado resiliência frente à crise.
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO