DSC_0034O chefe do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Vilhena, Coronel Paulo Sérgio Vieira Gonçalves visitou a redação do Extra de Rondônia para anunciar o término de um levantamento realizado sob sua coordenação pela Divisão Operacional do batalhão referente ao monitoramento realizado através de câmeras de segurança espalhadas pelo perímetro urbano de Vilhena. Segundo o Coronel da Polícia Militar, após as instalações dos equipamentos o percentual de criminalidade, como um todo, diminuiu em 33%.

Durante a visita ele anunciou, ainda, que o município de Vilhena irá receber dentro dos próximos meses mais 13 câmeras de monitoramento, que serão inseridas em pontos estratégicos já apontados pelo batalhão. O recurso para a aquisição das câmeras, segundo ele, já está na conta do Governo do Estado e o próximo passo é o trâmite licitatório.

O dinheiro para a compra dos equipamentos é oriundo o projeto federal “Faixa de Fronteira”. Atualmente o município conta com 20 câmeras e dois policiais militares por turno que fazem patrulhamento através das imagens. Cada profissional cuida de 10 câmeras.

Veja na lista abaixo os crimes mais comuns que acontecem em Vilhena e a queda percentual de suas práticas. Vale lembrar que os dados para análise foram feitos com base nos registros de um ano antes da instalação dos equipamentos, que foi em julho de 2013, e um ano depois.

Homicídios: queda de 16,66%

Roubo a estabelecimento comercial: queda de 34%

Furto: queda de 23%

Furto de veículo: queda de 17%

De acordo com os policiais responsáveis pela Divisão Operacional, em alguns locais onde as câmeras foram instaladas, a criminalidade chegou a ser reduzida em 100%. Para se ter uma ideia, desde a inauguração do projeto casos de danos ao patrimônio público não são mais registrados.

A Divisão Operacional confirmou, ainda, que os equipamentos não utilizados apenas pela Polícia Militar. Investigadores da Polícia Civil constantemente requerem imagens oriundas as câmeras para auxiliar nos trabalhos de identificação de suspeitos, e o próprio Poder Judiciário utiliza as imagens quando necessário.

 

Os números em vermelho na imagem mostram o local onde os novos equipamentos serão instalados
Os números em vermelho na imagem mostram o local onde os novos equipamentos serão instalados

Fonte: Extra de Rondônia

Texto: Da Redação

Fotos: Carlos Franco

sicoob