A estátua do Padre Ângelo Spadari que fica em frente à igreja Nossa Senhora Auxiliadora, mais precisamente que leva seu nome, no centro de Vilhena foi quebrada por vândalos na madrugada de domingo, 10. A escultura representa a história do Padre pioneiro em Vilhena.

A aposentada Maria Aparecida disse que a escultura está há mais de 15 anos, e é a primeira vez que imagem é alvo de vândalos. “Fiquei triste com a situação, parece que as pessoas não tem respeito. A escultura do Padre Ângelo Spadari é patrimônio público da cidade”, enfatizou a aposentada.

Para o Web Designer, Cristian Labajos, o que fizeram com a imagem foi um ato de desrespeito. “A pessoa que fez isso não tem respeito pela sua cidade e seu país. Foi comemorado o dia da independência do Brasil e cidadão fazer isso, é porque não ama sua pátria. Fica a reflexão pela busca de respeito”, defendeu Cristian.

O Sargento da Polícia Militar, Sanaik Portela explica que o ato que fizeram com a estátua é considerado criminoso. Segundo ele, a imagem é um monumento público.  Foi constituída por um empresário e doado ao município. “A pessoa é penalizado de seis a três anos de prisão por dano qualificado a patrimônio público”, pontuou o sargento.

Saiba quem foi Padre Ângelo Spadari:

Padre Ângelo Spadari é natural de Agualonga Baldona, na Itália, onde nasceu no dia 24/10/1910. Filho de Francisco e Maria Chiofe Spadari.

Em 1952 se torna Diretor e professor do Colégio Dom Bosco na capital Porto Velho. Em março de 1963, é designado para trabalhar em Vila de Rondônia (hoje Ji-Paraná), juntamente com o companheiro Padre Adolpho Rohl. Já em outubro daquele mesmo ano visita o povoado de Vilhena.

Naquela ocasião celebra a primeira missa de Vilhena, por ocasião da Semana da Asa, a missa é rezada em intenção de Nossa Senhor de Loreto (padroeira da aviação), em 27/10/1963. No ano de 1965 o Padre Ângelo é chamado para assumir novamente a Direção do Colégio do Bosco de Porto Velho.

Para alegria do povoado de Vilhena no ano seguinte o Padre Ângelo Spadari retorna a vida missionária, novamente em Vilhena montado em um burro se dirigiu para um seringal próximo ao Rio Melgaço (70 km de Vilhena) onde ao cair do animal, quebrou uma das suas vertebras vindo a ficar com um desvio na coluna. Tempos depois já curado retornou, com grande fé e a sua vocação missionária. Depois de alguns problemas de saúde resolveu, juntamente com a população de Vilhena a construir uma igreja para acolher os fiéis.

Depois de tantas idas e vindas aos poucos foi conseguindo realizar seus objetivos, para arrecadar o dinheiro necessário para a construção, foi feito várias coletas em caixinhas de donativos espalhadas pelo pequeno povoado. Também foi realizado vários bingos no 5º BEC, DNER e FAB, o bispo Prelado de Porto Velho teve uma grande parcela de colaboração na construção da igreja, juntamente com a população.

Texto e Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO