Eis a seguir, para sua reflexão, uma lista dos erros mais comuns cometidos por administradores e/ou empresários, os quais costumam levar as empresas de uma atuação normal ao insucesso empresarial:

1.-Preços maiores do que os praticados pelo mercado; 2.-Condições de pagamento piores do que as existentes entre seus concorrentes; 3.-Atendimento falho, que acaba expulsando silenciosamente seus clientes da sua firma; 4.-Localização inadequada da empresa (ou de acesso impróprio); 5.-Estrutura operacional grande demais e por isso mesmo dispendiosa; 6.-Volume de venda muito pequeno e incompatível com o faturamento mínimo de uma organização de seu porte; 7.-Cometer erros na fixação dos preços de venda, seja por desconhecimento ou intencional (para obter um ganho rápido); 8.-Incapacidade da administração de obter o lucro mensal estimado ou projetado; 9.-Falta de Capital de Giro adequado, o que sufoca empresa; 10.-Trabalhar sistematicamente com capitais de terceiros e acima do nível máximo recomendável (mais conhecido como endividamento bancário); 11.-Falta de um planejamento operacional adequado (que seja bem preparado e acompanhado regularmente); 12.-Baixo giro dos estoques e dos ativos, porque ele compromete seus resultados operacionais; 13.-Equipe de pessoal medíocre, desmotivada e não comprometida com o cumprimento das metas; 14.-Descontrole dos custos e despesas; 15.-Falta de acompanhamento do desempenho funcional, do fluxo de caixa, de treinamento…

Sua empresa pode conviver, com um ou mais destes problemas, por algum tempo. Contudo, se eles se mantiverem por um período maior, saiba que isso poderá comprometer a saúde econômica e financeira de sua empresa, de forma irreversível.

Às vezes, para restaurar uma organização, o empresário terá de trocar pessoas chaves na estrutura administrativa, ou terá de fazer uma injeção substancial de recursos, ou terá de abrir mão de seu controle acionário, se quiser mantê-la com as portas abertas e lucrativa.

O bom empresário mantém controles rígidos de suas principais atividades e se conserva atento ao aparecimento de sinais mínimos que venham a indicar que ela está ingressando numa zona de perigo. Definir os principais “Relatórios Gerenciais”, para uma administração eficiente, segura e saudável de seu negócio, é fundamental.

Sua visão precisa ser ampla, abrangendo todas as áreas da empresa. Você precisa ter a capacidade de saber gerar lucro, de forma contínua, e constatar que ele está distribuído pelos seus ativos de forma inteligente. Isto é o sonho de muitos; porém poucos são os administradores que se enquadram nesta categoria. Espero que este material possa, de alguma forma, ajudá-lo a se transformar ou consolidar como um Empresário de Sucesso !

Texto: Humberto Lago/Consultor Empresarial

sicoob