Valdete quer comitiva para falar com titular da Semed / Foto: Extra de Rondônia

Em discurso inflamado na tribuna da Casa de Leis na noite desta terça-feira, 19, a vereadora Valdete Savaris (PPS) revelou o drama enfrentado por alunos, pais, professores e servidores do setor educacional nas escolas municipais de Vilhena.

A parlamentar resumiu seu posicionamento ao dizer que “falta planejamento” por quem responde pela pasta, o que – segundo ela – “não está acontecendo”.

Valdete iniciou sua fala pedindo a seus colegas de parlamento a formação de uma comitiva para dialogar com o secretário municipal de educação (Semed), Cléssio Cássio, já que ele tem autonomia (repassada pelo prefeito Eduardo Japonês) para decidir nas questões relacionadas ao setor.

“Acredito que individualmente conversamos com ele toda semana, mas é importante o conjunto para pedir melhorias na Educação. Em 2018 não usei a tribuna para este tipo de reclamação, porque a administração alegou que estava sem orçamento. Mas 2019 é orçamento que a gestão atual incluiu para trabalhar. O secretário pede que sejamos parceiros. Somos sim. Mas não somos omissos”, disse a vereadora.

Ela relatou o drama de escolas que não têm produtos de limpeza, nem luvas, nem bebedouro e, as que têm, não têm filtro e nem gela.  É o caso da escola Antônio Donadon: “As crianças estão com diarreia, vômitos”, reclamou.

Por outro lado, a vereadora considerou como “razoável” a merenda servida nas escolas municipais e relatou o caso de uma mãe que levou seu filho ao hospital após passar mal numa sala sem ventilador e superlotada.

“A Semed não está dando retorno e nós temos que cobrar. Não podemos permitir hoje que crianças bebam água sem filtrar. É o mínimo que a Educação pode oferecer. Ainda hoje recebemos uma mãe chorando porque o filho passou mal na sala de vídeo que atende 35 crianças e não tem nem ventilador. É a fiação elétrica, são vários problemas. Uma criança passar devido ao calor por falta de ventilador é falta de planejamento na Educação. O secretário é servidor municipal, é ciente e conhece essa situação”, completou.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO