valter na cadeiaA Justiça de Rondônia condenou o ex-presidente da Assembleia Legislativa do estado, Valter de Araújo, a sete anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de corrupção ativa. De acordo com o Tribunal de Justiça, Valter ofereceu R$ 60 mil em dinheiro para a deputada Epifânia Barbosa mudasse seu voto em um projeto de lei de interesse de empresários do setor de turismo. Preso desde o dia 23 de setembro, quando se apresentou à Justiça após quase dois anos foragido, o ex-parlamentar foi condenado ao regime semiaberto por ser réu primário e a pena firmada ser inferior a oito ano, entretanto ele permanecerá em regime fechado devido a outros mandados de prisão.

 

A sentença foi dada nesta quarta-feira (18) pelo juiz Franklin Vieira dos Santos, titular da 3ª Vara Criminal de Porto Velho. De acordo com as investigações, Valter agia em interesse particular, tendo em vista o favorecimento de um grupo específico. A defesa alegou que o valor destinado a Epifânia se tratava de um empréstimo.

 

De acordo com os autos do processo, Araújo teria usado outra pessoa para cumprir suas tarefas, que foi orientada, inclusive, para apagar as mensagens enviadas. Na sentença, o juiz escreve que a composição dos fatos leva à conclusão de que a entrega do dinheiro visava a um fim ilegal. De acordo com o juiz, depoimentos de testemunhas “levam à conclusão de que Valter Araújo agiu decisivamente para a derrubada do veto”, pontuou Franklin Vieira.

 

A pessoa responsável por entregar o dinheiro à deputada foi absolvida. “As interceptações nada revelam no sentido de ter este acusado conhecimento da motivação. Pelo que ficou interceptado, o ex-presidente determina que ele faça a entrega do dinheiro e nada pergunte sobre o caso. Desta forma, diante da dúvida que se instala, a absolvição dele é medida mais justa”, diz trecho da decisão.

 

Por meio de sua assessoria, a deputada Epifânia Barbosa informou que sua inocência já foi provada e que, por se tratar de um processo antigo, ela não se pronunciará sobre a decisão.

 

O advogado do Valter Araújo, responsável este caso, não foi encontrado para falar sobre o assunto.

 

Autor: TJ/RO

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO