falso-sequestroO Núcleo de Inteligência (NI) do 3° BPM recebeu diversas denúncias nas últimas semanas, referentes ao golpe do “falso sequestro”, no município de Vilhena.

De acordo com dados do NI, somente esta semana foram mais de 05 (cinco) tentativas do golpe.

O número acima representa apenas uma média que chegou ao conhecimento da polícia. Muitas pessoas caem no golpe, mas não levam o caso a conhecimento das autoridades.

Em um caso registrado nesta quarta-feira, 2, um empresário de Vilhena foi levado a acreditar que o seu filho estaria sequestrado, porém, integrantes do NI orientaram a vítima de como proceder, confirmando o golpe, evitando assim que fosse depositada alguma quantia que os estelionatários exigiam.

Os estelionatários ligam geralmente de números ocultos ou com DDD de outros estados e dizem ter seqüestrado um familiar, são ameaçadores e geralmente, colocam uma pessoa chorando e se passando pelo familiar seqüestrado.

A Polícia Militar recomenda que, no caso de atender uma ligação desse tipo, nunca se deve passar informações como, por exemplo, o nome de algum familiar que está ausente no momento, sexo, idade, dentre outras.

A vítima deverá primeiramente manter a calma e entrar em contato diretamente com o familiar supostamente seqüestrado. Tentar continuar na linha com o golpista, sem passar informações pessoais, e imediatamente procurar a polícia militar ou civil, ao invés de levantar qualquer quantia em dinheiro, inserir créditos em celulares mencionados pelo golpista ou efetuar transferências.

O comandante do 3° BPM,  Paulo Sérgio Vieira Gonçalves, alerta à população e dá dicas de como agir caso seja vítima da tentativa do golpe, “Este golpe é cruel e covarde, pois envolvem familiares, podendo causar dano emocional às vítimas”, destacou.

As pessoas que sejam vítimas do golpe podem manter contato com a Central de Operações do 3° BPM, pelo 190, ou com a Delegacia Regional de Vilhena pelo Disque Denúncia (197).

Texto: Assessoria  3° BPM

Foto: Ilustrativa

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO