
De acordo com dados do NI, somente esta semana foram mais de 05 (cinco) tentativas do golpe.
O número acima representa apenas uma média que chegou ao conhecimento da polícia. Muitas pessoas caem no golpe, mas não levam o caso a conhecimento das autoridades.
Em um caso registrado nesta quarta-feira, 2, um empresário de Vilhena foi levado a acreditar que o seu filho estaria sequestrado, porém, integrantes do NI orientaram a vítima de como proceder, confirmando o golpe, evitando assim que fosse depositada alguma quantia que os estelionatários exigiam.
Os estelionatários ligam geralmente de números ocultos ou com DDD de outros estados e dizem ter seqüestrado um familiar, são ameaçadores e geralmente, colocam uma pessoa chorando e se passando pelo familiar seqüestrado.
A Polícia Militar recomenda que, no caso de atender uma ligação desse tipo, nunca se deve passar informações como, por exemplo, o nome de algum familiar que está ausente no momento, sexo, idade, dentre outras.
A vítima deverá primeiramente manter a calma e entrar em contato diretamente com o familiar supostamente seqüestrado. Tentar continuar na linha com o golpista, sem passar informações pessoais, e imediatamente procurar a polícia militar ou civil, ao invés de levantar qualquer quantia em dinheiro, inserir créditos em celulares mencionados pelo golpista ou efetuar transferências.
O comandante do 3° BPM, Paulo Sérgio Vieira Gonçalves, alerta à população e dá dicas de como agir caso seja vítima da tentativa do golpe, “Este golpe é cruel e covarde, pois envolvem familiares, podendo causar dano emocional às vítimas”, destacou.
As pessoas que sejam vítimas do golpe podem manter contato com a Central de Operações do 3° BPM, pelo 190, ou com a Delegacia Regional de Vilhena pelo Disque Denúncia (197).
Texto: Assessoria 3° BPM
Foto: Ilustrativa