dengue 728×90 – 2

colorado - roOs coloradenses têm dois motivos para festejar: o primeiro, é a realização da Expocol, uma das maiores festas agropecuárias de Rondônia, e, o segundo, o aniversário do município.

Nesta segunda-feira, 16, Colorado comemora 33 anos de emancipação política-administrativo.

Colorado do Oeste é um município Brasileiro do Estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 13º07’00” sul e a uma longitude 60º32’30” oeste, estando a uma altitude de 460 metros.

Sua população segundo o censo 2010 é de 18.338 habitantes. No tocante à esfera judicial, o município de Colorado do Oeste é a sede da comarca, cuja jurisdição agrega o município vizinho de Cabixi/RO.

HISTÓRIA

Com população estimada em mais de 19 mil habitantes, conforme previsão do IBGE, Colorado do Oeste, situado no sul de Rondônia, teve sua origem no ano de 1973, quando 36 colonos de diversas partes do país, atraídos pela terra fértil, se fixaram na região do Rio Colorado para exploração agrícola.

Criado o Projeto Paulo de Assis Ribeiro, inicia-se por meio do INCRA, o processo seletivo para o assentamento das famílias para ocuparem a terra. Em 1975 foram as primeiras 36 famílias, intensificando o processo de assentamento em 1976, com mais de 3.500 famílias atraídas do Sul do País, totalizando em 1979, 4.500 famílias, com módulos agrícolas de aproximadamente 100ha.

Uma curiosidade diz respeito à localização atual da cidade que difere alguns quilômetros do projeto inicial de fixação do município, fato justificado diante da recusa dos pioneiros em se afastar da região que era ricamente abastecida por recursos hídricos.

O município foi criado pela Lei nº 6.921, de 16 de junho de 1981, assinada pelo Presidente da República João Baptista Figueirdo.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

dengue 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO