Meta é atender cerca de 180 participantes gratuitamente
Meta é atender cerca de 180 participantes gratuitamente

Com objetivo de valorizar a cultura negra no município de Pimenteiras do Oeste, em Rondônia, está sendo realizado o projeto “Oficina de fotografia: Faces do Quilombo”.

Coordenado pela Bacharel em Comunicação Social, jornalista vilhenense Andréia Machado, o projeto conta com apoio da Fundação Cultural Palmares e do Ministério da Cultura.

Andréia explica que o projeto foi selecionado na terceira edição do edital “Ideias Criativas”, alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra e vai oferecer três oficinas de fotografias gratuitas aos remanescentes quilombolas do município. “A meta do projeto é atender cerca de 180 participantes gratuitamente”, afirmou a comunicadora, ao explicar, também, que escolheu realizar o projeto em Pimenteiras, pois a cidade foi fundada por remanescentes do Quilombo do Quariterê.

Segundo a jornalista, a proposta é estimular os participantes, a partir de seu próprio olhar, a observar e registrar o lugar onde vivem, valorizando as riquezas culturais que expressam a identidade única de sua comunidade.

Além das oficinas, também será organizada uma exposição fotográfica no município. De acordo com Andréia, o trabalho é uma oportunidade dos remanescentes quilombolas mostrarem suas identidades e os aspectos do cotidiano. “Nossa proposta final neste trabalho é montar uma grande exposição com as fotografias captadas pelos participantes das oficinas para mostrar as belezas da identidade negra de Pimenteiras”, completou.

A presidente da Associação da Comunidade Remanescente Quilombola de Pimenteiras do Oeste, Izabel Mendes, parabenizou a iniciativa e disse que o município é carente de projetos que valorizem a cultura negra. Atualmente a associação conta mais de 500 membros.

O projeto iniciou no mês de julho e a previsão é que o encerramento aconteça em setembro. As oficinas serão ministradas nas escolas públicas de Pimenteiras do Oeste.

Texto e fotos: Assessoria

sicoob