O prefeito (ao centro) esteve reunido com representantes da PM no Cone Sul
O prefeito (ao centro) esteve reunido com representantes da PM no Cone Sul

O prefeito de Vilhena, Zé Rover, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 09, com os comandantes da Polícia Militar para discutir ações e medidas de segurança pública no município. A reunião resultou no pedido de mais policiais, a possibilidade de implantação da guarda municipal e a reformulação em Lei que regulamentam os estacionamentos.

O comandante regional no Cone Sul, Coronel Paulo Sérgio Gonçalves, destacou que apesar do aumento na criminalidade, Vilhena tem hoje o menor índice de roubos e assaltos, em comparação com ou outros municípios do Estado que apresentam o mesmo porte. “Cacoal, por exemplo, em uma noite registrou sete assaltos”, comparou.

Segundo o comandante do 3º BPM, Coronel Darcy, o Estado cresceu muito nos últimos anos, mas o efetivo policial não acompanhou o crescimento. Diante dos dados, o prefeito se comprometeu em solicitar junto ao Governo do Estado a contratação de 100 novos policiais para Vilhena. “Em 1989, Rondônia tinha 19 municípios e 5600 policiais, hoje com mais de 50 municípios, o Estado conta com 5300 PMs”, destacou.

Gonçalves destacou que a parceria entre PM, ACIV e Prefeitura para implantação do monitoramento eletrônico também tem dado grandes resultados, ajudando a manter os índices de ocorrências sobre controle. “Agora temos mais 13 câmeras para serem licitadas, através do Governo do Estado, e estamos na expectativa para a instalação”, explicou o comandante, ao receber do prefeito a afirmativa de que também vai pedir ao governador mais agilidade na licitação.

O monitoramento eletrônico em Vilhena está servindo como modelo para outros três municípios de Rondônia. “Aqui as pessoas ainda podem sair nas ruas, caminhar, enquanto em outras cidades do mesmo porte isso já não é possível”, argumentou o comandante Darcy.

Rover e os comandantes também discutiram a possibilidade da implantação da Guarda Municipal. O prefeito se comprometeu em fazer a criação, caso haja parceria do Legislativo Municipal e Estadual no custeio da manutenção da Guarda.

O prefeito enfatizou ainda a necessidade de uma nova regulamentação para os estacionamentos. “Vamos estudar junto à Procuradoria do Município a possibilidade de criar uma Lei que obrigue os motociclistas a retirarem o capacete já ao estacionar a moto, dificultando a vida de quem entra nos estabelecimentos com intenção de assaltar”, explicou Rover.

 

Texto: Semcom

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO