capa detentasAs detentas do Presídio Feminino de Vilhena (RO) tiveram um motivo a mais para comemorar na tarde desta sexta-feira, 13, pois elas receberam o certificado de conclusão do curso profissionalizante de costura industrial.

A cerimônia de formatura contou com a presença de várias autoridades, entre elas o juiz de direito da 2ª Vara Criminal de Vilhena, Adriano Lima Toldo, o Secretario de Educação do Município de Vilhena José Arrigo, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Vilhena, Ari Du Ponte.

Durante a cerimônia 17 apenadas receberam o certificado de conclusão do curso. Além disso, duas detentas receberam o certificado de conclusão do ensino fundamental.

Também foi realizada a abertura do ano letivo de 2015 na unidade prisional através do projeto “Educar para o bem” que é executado pela Secretaria de Justiça, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, que cedem os professores da rede pública para ministrar aulas para turmas nos turnos vespertino e noturno.

No presídio são ofertadas as detentas o ensino desde as primeiras etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até o 3º ano do Ensino Médio através do projeto “Educar para o bem”.

Segundo o diretor do Presídio Feminino, Flávio Araújo Miranda, a cada três dias que as apenadas estudam tem um dia de remissão na pena. “Elas estão ganhando conhecimentos e também diminuem a pena”, disse Flávio.

De acordo com a professora Lisseia Oliveira, atualmente, 26 apenadas estudam no projeto. “Elas se dedicam aos estudos, e a nossa intenção incentivar elas a continuarem estudando após ganharem a liberdade”, disse a professora.

Já a professora do Senai Jaqueline Fernando da Silva informou que em breve será ofertado novos cursos profissionalizantes para as apenadas. De acordo com Jaqueline, o objetivo é preparar as detentas para inclusão social, incentivar a autoestima e buscar o resgate individual da cidadania.

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO