unecs de vilhenaAcadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena (UNESC) irão realizar uma ação para auxiliar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda de pessoa física.

O atendimento será realizado neste sábado, 18, e também sábado, 25, a partir das 14h, na sede da faculdade que fica localizada no Residencial Orleans.

Segundo coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNESC, Diego Rodrigues, a atividade tem como objetivo auxiliar os contribuintes nessa tarefa e contribuir no aprendizado dos acadêmicos.

Em troca pelo serviço, os beneficiados devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis para a entrega da declaração, e estes serão doados posteriormente para famílias carentes e entidades assistenciais em Vilhena.

De acordo com Diego, para a realização da declaração o contribuinte deve ter em mãos os seguintes documentos obrigatórios: CPF, título de eleitor; comprovante de endereço, declaração de 2014 para quem já declara informativo de rendimentos salariais a Cédula C, informativo de rendimentos bancários entre eles extrato de conta, aplicações, poupança, recibos e notas fiscais de deduções legais como gastos com educação, médico, dentista, e documentação dos bens como veículos, casa, e se ainda restar dívida, trazer o boleto com quantidade paga e a pagar.

Diego lembra que o prazo final para a entrega da declaração é no dia 30 de abril, mas, ele aconselha os contribuintes a não deixar para a última hora. “Os computadores da Receita Federal ficam sobrecarregados nos últimos dias e corresse o risco de perder o prazo”, disse Diego.

Mais informações sobre o serviço que será prestado podem ser obtidas pelo telefone (69) 3322­-1290.

Quem precisa declarar

Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano).

Também devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.

A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2014, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO